Duas semanas atrás, antes do início da Copa do Mundo, publiquei um modelo com as probabilidades e previsões para a o torneio sendo disputado na Rússia nesse momento. Assim como eu, muitos outros sites, institutos de estatísticas e até bancos de investimento também divulgaram seus modelos e previsões. Agora que já temos os confrontos das oitavas de final, chegou a hora de ver como o Algolritmo desempenhou comparado a dois modelos de previsão muito famosos: as previsões da Goldman Sachs (um dos maiores bancos de investimento do mundo) e o modelo do Five Thirty Eight (site criado por Nate Silver, um dos grandes nomes da previsão estatística para esportes, política e economia).
A imagem abaixo resume a performance dos 3 modelos:
Como podemos ver, o modelo do Algolritmo teve um desempenho melhor que o da Goldman Sachs e o do Five Thirty Eight! Tanto a Goldman Sachs quanto o Five Thirty Eigth tem ótimos modelos que foram desenvolvidos por uma equipe de várias pessoas. Enquanto isso, no Algolritmo todos os estudos, assim como a administração de tudo que envolve o site, são feitos por apenas 1 pessoa, o que me deixa ainda mais orgulhoso desse resultado!
Os 3 modelos cometeram alguns erros iguais. Por exemplo, nenhum (e muito provavelmente nenhuma pessoa que acompanhe futebol) foi capaz de prever que a Alemanha seria eliminada ainda na fase de grupos. Ainda assim, acredito que o grande mérito do meu modelo foi poder capturar o equilíbrio cada vez maior que existe entre a maioria das seleções, algo que está muito claro até este momento na Copa do Mundo. Se quiser entender melhor como as previsões foram calculadas, fiz uma explicação detalhada nesse texto (que também inclui as probabilidades de cada seleção ser campeã). Caso queira ver o mata-mata mais provável calculado a partir do modelo veja esse texto aqui.
Agora vamos continuar acompanhando o desempenho de cada um dos modelos e estudando novas formas de melhorar o nosso. Além disso, continuaremos aproveitando o espetáculo que é uma Copa do Mundo e, é claro, torcendo pelo Brasil!
Fundador do Algolritmo. Estudei Ciências da Computação e fiz mestrado em Analytics. Meu objetivo é apresentar uma nova forma de consumir futebol no Brasil: através da análise de dados! Meu tópico de maior interesse é comunicar ideias complexas de forma simples através de data visualization.
Me formei em Ciência da Computação e Administração na University of Southern California, em Los Angeles, também com mestrado em Analytics na mesma instituição. Já fiz estágios de Data Science em empresas como Facebook, Itaú e Looqbox.