A 6a rodada do Brasileirão 2019 se encerrou e o Algolritmo traz para você os principais destaques e dados sobre os jogos da rodada. Caso você queira uma explicação mais detalhada sobre os gráficos usados, por favor veja esse texto aqui. Vamos aos jogos!
Fortaleza 1 x 1 Vasco
- O Fortaleza armou boas chances, mas ficou no empate contra o Vasco. O time de Ceni consegue criar boas oportunidades ao atacar com jogadores abertos pelas pontas, abrindo a defesa adversária. O time finaliza de zonas centrais, onde a chance de gol é maior.
- O Vasco jogou sem centroavante fixo contra o Leão e esteve muito próximo de levar a vitória fora de casa. Marrony atuou na frente, e o time teve mais mobilidade. O lado cruz-maltino mais forte no jogo foi o direito, com Rossi e Pikachu participativos.
- Gols Esperados:
- Fortaleza = 1.39
- Vasco = 0.84
Botafogo 0 x 1 Palmeiras
- O Botafogo teve muitas dificuldades na partida, principalmente com a ausência de Erik (Luiz Fernando não conseguiu ter a mesma velocidade e objetividade do titular). De uma forma geral, o time foi muito lento e sentiu falta de opções mais agudas.
- O Palmeiras sufocou o Botafogo e teve muitas chances, mas poucas finalizações foram no alvo. Os laterais (Diogo Barbosa e Marcos Rocha) tiveram ótimo desempenho, são peças fundamentais nas transições. O time raramente toca a bola para trás, tem mobilidade na frente e é muito objetivo. A defesa novamente esteve muito bem postada.
- Gols Esperados:
- Botafogo = 0.32
- Palmeiras = 2.07
Grêmio 1 x 0 Atlético MG
- O Grêmio venceu o Atlético e foi o time que mais finalizou na rodada (22 vezes). O Tricolor apertou a saída de bola e sufocou o time do Galo. Éverton segue sendo a principal arma ofensiva do time (6 chutes). Felipe Vizeu entrou bem no jogo e ganhou a titularidade.
- O Atlético MG teve dificuldades em superar a pressão do time gaúcho e teve pouco espaço para criar chances. O Galo ficou preso na defesa e não consguiu encaixar muitos contra ataques. O time sentiu falta de Guga, lateral direito que apoia e serve de válvula de escape.
- Gols Esperados:
- Grêmio = 1.57
- Atlético MG = 0.32
Corinthians 1 x 0 São Paulo
- O Corinthians venceu o clássico sendo novamente muito eficiente. O time esteve mais organizado em campo e criou boa parte de suas jogadas pelo lado direito, com Júnior Urso, Fagner e Pedrinho. O trio se movimentou bem e trocou passes.
- O São Paulo apesar de ter mais posse da bola e passes não conseguiu criar grandes chances contra o seu rival. Apenas uma finalização (de muito longe) acertou o alvo. O time não soube utilizar as pontas e ficou condensado no meio campo, que estava congestionado.
- Gols Esperados:
- Corinthians = 0.76
- São Paulo = 0.4
Santos 0 x 0 Internacional
- O Santos não conseguiu encontrar alternativas para superar a defesa do Inter e ficou no empate. O time praticamente atacou apenas pelo lado direito, onde Rodrygo atuou. Jorge geralmente contribui no ataque pela esquerda, mas nesse jogo foi discreto.
- O Internacional finalizou mais do que o Peixe e teve boas chances. Lado esquerdo, com Nonato, Parede e Iago foi o mais movimentado. É interessante ver o posicionamento dos laterais, Iago (esquerda) foi quem mais apoiou e Bruno (direita) ficou na marcação.
- Gols Esperados:
- Santos = 0.41
- Internacional = 0.56
Flamengo 3 x 2 Athletico PR
- O Flamengo conseguiu suada vitória contra o Furacão. A defesa ficou menos protegida sem Cuellar no meio campo, e deu muitas oportunidades ao furacão. O principal destaque do time foi o goleiro Diego Alves, que fez defesas importantes em momentos cruciais do jogo.
- O Athletico PR com time praticamente reserva deu trabalho ao Flamengo e poderia ter saído com resultado melhor. Braian Romero fez boa partida, com 3 chutes e 2 passes para finalização. Cirino, atuando como centroavante, também foi destaque do time.
- Gols Esperados:
- Flamengo = 0.84
- Athletico PR = 1.35
Cruzeiro 1 x 2 Chapecoense
- O Cruzeiro não aproveitou as oportunidades e perdeu para a Chape. As principais chances da raposa foram com Fred se movimentando fora da área e abrindo espaço para Thiago Neves e Robinho. Para brigar no brasileiro o time precisará retomar o bom futebol do início do ano
- A Chapecoense atacou pouco, mas foi eficiente e derrotou o Cruzeiro fora de casa. A principal arma da Chape segue sendo Everaldo (que recebe a maioria dos passes) no entanto Rildo também tem se mostrado uma ótima opção para desafogar o time.
- Gols Esperados:
- Cruzeiro = 1.14
- Chapecoense = 1.1
Bahia 3 x 2 Fluminense
- O Bahia venceu o Flu e mostra que consegue vencer jogos difíceis com inteligência. Contra os grandes, o time se defende bem e explora os contra ataques. As peças centrais nesse esquema tem sido os volantes Gregore e Douglas e o veloz atacante Artur Victor.
- O Fluminense não conseguiu transformar a posse de bola em oportunidades e saiu derrotado para o Bahia. Os gols do tricolor carioca surgiram em lances de bola parada, e de o time exigiu pouco do goleiro do Bahia. Importante notar que a expulsão de Agenor prejudicou o time.
- Gols Esperados:
- Bahia = 1.13
- Fluminense = 0.75
Avaí 1 x 2 Ceará
- O Avaí foi derrotado pelo Ceará em uma partida que teve chances suficientes para sair com uma vitória. O time catarinense teve suas jogadas de perigo pelo lado direito, principalmente com Caio Paulista e Lourenço se conectando com Brenner.
- O Ceará conquistou pontos importantes contra o Avaí. A principal arma do time tem sido Thiago Galhardo, meia que joga avançado e finaliza muito. Bergson foi importante no jogo, finalizando e criando (começou o jogo como centro avante e terminou na ponta esquerda).
- Gols Esperados:
- Avaí = 1.78
- Ceará = 0.62
CSA 1 x 0 Goiás
- O CSA venceu o Goiás com um bom volume de jogo e teve sua primeira vitória no Brasileirão. O time atacou principalmente pelo lado esquerdo, com Maranhão, Victor Paraíba e Carlinhos aparecendo pelo setor. Didira fez boa partida, vindo para o meio e chutando de longe.
- O Goiás tentou atacar o CSA principalmente pela esquerda, mas terminou derrotado. No ataque esmeraldino, L Barcia, Kayke e G Augusto trocaram passes e finalizaram mas pararam em defesas do goleiro Jordi. Michael foi discreto e contribuiu pouco no ataque.
- Gols Esperados:
- CSA = 0.6
- Goiás = 0.36
Fundador do Algolritmo. Estudei Ciências da Computação e fiz mestrado em Analytics. Meu objetivo é apresentar uma nova forma de consumir futebol no Brasil: através da análise de dados! Meu tópico de maior interesse é comunicar ideias complexas de forma simples através de data visualization.
Me formei em Ciência da Computação e Administração na University of Southern California, em Los Angeles, também com mestrado em Analytics na mesma instituição. Já fiz estágios de Data Science em empresas como Facebook, Itaú e Looqbox.