A rodada 10 do Brasileirão acabou e trazemos para você alguns dos maiores destaques dessa rodada. Caso você queira uma explicação mais detalhada sobre os gráficos usados, por favor veja esse texto aqui. Vamos aos jogos!
Fortaleza 2 x 0 Avaí
- Wellington Paulista sabe bem seu papel no esquema do Fortaleza. O atacante se posiciona muito próximo à area, da poucos passes e finaliza sempre que pode. O time trocou mais passes pelo lado esquerdo, e o goleiro Felipe Alves atuou mais avançado, ajudando a iniciar os ataques
- O Avaí, agora treinado por Alberto Valentim, pressionou a saída de bola e posicionou muitos jogadores avançados. A estratégia foi interessante e gerou algumas chances de gol (defendidas por Felipe Alves). No entanto o Fortaleza superou a pressão e explorou espaços na defesa do Avaí
- Gols Esperados:
- Fortaleza = 1.16
- Avaí = 0.56
Grêmio 2 x 1 Vasco
- O Grêmio teve boa produção ofensiva contra o Vasco, especialmente no 2o tempo. Pepê fez ótima partida, se aproximando de Luan e infiltrando na área para finalizar. O time gaúcho controlou o meio com Thaciano, Jean Pyerre, Matheus Henrique, Juninho Capixaba e Léo Moura trocando muitos passes.
- O Vasco fez um bom 1o tempo, contendo bem o Grêmio mas acabou cedendo espaços ao longo do jogo. Luxemburgo escalou Valdívia no ataque com a ideia de dar mais mobilidade. Os jogadores que melhor finalizaram foram os que chegaram de trás, como Danilo Barcelos, Lucas Mineiro e Raúl.
- Gols Esperados:
- Grêmio = 1.62
- Vasco = 0.66
Athletico PR 1 x 0 Internacional
- O Athletico dominou a bola contra o Inter ao escalar Lucho e Bruno Guimarães na base do meio campo. No ataque, Marco Ruben saiu da área para fazer o pivô e abriu espaços para Rony infiltrar. Nikão fez ótimo jogo, foi o principal criador de chances do time parananese.
- O Inter poupou a maioria dos titulares e tentou explorar contra ataques. Muitas bolas foram esticadas para Tréllez (principalmente por Heitor e por Marcelo Lomba). Porém, o colombiano não tem a mesma qualidade do titular Guerrero e não aproveitou as chances que teve.
- Gols Esperados:
- Athletico PR = 1.68
- Internacional = 0.94
Flamengo 6 x 1 Goiás
- O Flamengo bateu recorde nesse Brasileirão e foi o time com mais finalizações em um partida (31). O time atacou com praticamente 7 jogadores: Trauco e Rafinha ajudaram Diego e Arão no meio, dando liberdade para o quarteto ofensivo. Destaque para a atuação memorável de Arrascaeta
- O Goiás foi mero espectador nesse partida, e teve pouquíssimas chances de finalizar. Nas poucas vezes que teve a bola, o time tentou trocar passes pela esquerda sem sucesso. Quem mais trabalhou foi o goleiro Tadeu, que apesar de levar 6 gols fez ótimas defesas.
- Gols Esperados:
- Flamengo = 3.65
- Goiás = 0.36
Cruzeiro 0 x 0 Botafogo
- O Cruzeiro finalizou pouquíssimo contra o Botafogo, todos os chutes foram de fora da área. O time percebeu que estava difícil encontrar espaços e os atacantes recuaram para ajudar na criação. Faltou algum elemento surpresa infiltrar para complementar essa movimentação.
- O Botafogo também finalizou pouco na partida contra o Cruzeiro. O time carioca priorizou se defender e atacou com poucos homens. Diego Souza muitas vezes esteve isolado na frente. Alex Santana foi quem mais conseguiu encontrar espaços e finalizar.
- Gols Esperados:
- Cruzeiro = 0.18
- Botafogo = 0.32
Bahia 0 x 1 Santos
- O Bahia criou a maior parte de suas oportunidades com Artur Victor, aparecendo pelas pontas (principalmente na direita). Sem Nino Paraíba, Moisés foi o lateral mais ofensivo enquanto Ezequiel ficou mais na defesa. Gilberto desperdiçou uma grande chance de gol que teve.
- Sampaoli escalou o Santos em um esquema interessante. Com 3 zagueiros, os laterais Jorge e Ferraz puderam avançar. Uribe recuou para trocar passes no meio enquanto Soteldo e Sasha ficaram abertos e avançados. Pituca foi o eixo central do time e distribuindo passes.
- Gols Esperados:
- Bahia = 1.03
- Santos = 0.83
São Paulo 1 x 1 Palmeiras
- O São Paulo fez bom primeiro tempo no clássico, jogou melhor enquanto Pablo esteve em campo, ajudando a abrir espaços na defesa adversário. Tchê Tchê tem contribuído muito para o time, marcando os meias adversários e ajudando na criação do time.
- O Palmeiras teve a maior parte de suas chances no clássico pelo lado direito. Scarpa, Dudu e M Rocha atuaram nesse setor e a maioria das oportunidades passou pelo pé de um deles. O time teve algumas boas finalizações, mas o desempenho foi abaixo do apresentado pré Copa América.
- Gols Esperados:
- São Paulo = 0.75
- Palmeiras = 0.58
Corinthians 1 x 0 CSA
- O Corinthians criou muito na partida com CSA, foi o jogo que a equipe mais finalizou no Brasileirão (25 vezes). O time atacou com 6 jogadores, e conseguiu criar boas chances dentro da área. Sornoza finalizou bastante (7 vezes) e Clayson criou diversas oportunidades.
- O CSA foi encurralado pelo Corinthians e pouco conseguiu produzir na partida. Apodi, que tenta puxar contra ataques, foi bem marcado por D Avelar. Seria interessante ter alguém aberto na esquerda, dando amplitude e explorando espaços quando o lateral adversário ataca.
- Gols Esperados:
- Corinthians = 2.12
- CSA = 0.09
Chapecoense 1 x 2 Atlético MG
- O Atlético criou muitas de suas oportunidades em bolas paradas, com Otero nas cobranças e Iago Maidana ganhando as disputas na área. O time mineiro movimentou começou muitas jogadas pela lado esquerda com Lucas Hernandéz, que trocou muitos passes com Ricardo Oliveira, Vinícius e Otero.
- A Chapecoense trocou mais passes pelo esquerda, onde Camilo e Bruno Pacheco atuaram muito próximos. Também no lado esquerdo, Artur Gomes fez boa partida e criou diversas chances. No entanto, a Chape, deu espaços para os meias e atacantes atleticanos atacarem o gol de Tiepo.
- Gols Esperados:
- Chapecoense = 1.59
- Atlético MG = 2.53
Fluminense 1 x 1 Ceará
- O Fluminense novamente criou diversas chances e teve alto volume ofensivo. Pedro fez ótima partida e além de finalizar 9 vezes atraiu a marcação abriu espaços para João Pedro e Yony. O volante Yuri recuou para a linha dos zagueiro para iniciar os ataques do time.
- O Ceará teve poucas chances de gol contra o Flu mas conseguiu ser eficiente e sair com um empate. O Principal destaque do time foi o goleiro Diogo Silva, que fez defesas milagrosas evitando uma derrota. O time deve comemorar o ponto mas estudar como melhorar defensivamente.
- Gols Esperados:
- Fluminense = 1.88
- Ceará = 0.4
Observações:
- Para gols esperados foram desconsiderados pênaltis e gols contra
Fundador do Algolritmo. Estudei Ciências da Computação e fiz mestrado em Analytics. Meu objetivo é apresentar uma nova forma de consumir futebol no Brasil: através da análise de dados! Meu tópico de maior interesse é comunicar ideias complexas de forma simples através de data visualization.
Me formei em Ciência da Computação e Administração na University of Southern California, em Los Angeles, também com mestrado em Analytics na mesma instituição. Já fiz estágios de Data Science em empresas como Facebook, Itaú e Looqbox.