A rodada 15 do Brasileirão acabou e trazemos para você alguns dos maiores destaques dessa rodada. Caso você queira uma explicação mais detalhada sobre os gráficos usados, por favor veja esse texto aqui. Vamos aos jogos!
Grêmio 1 x 1 Palmeiras
- O Grêmio, mesmo com um time reserva, manteve seu estilo propositivo de jogo. O tricolor gaúcho trocou mais passes e teve controle da bola. No entanto, o time teve dificuldades em criar boas chances de gol. Quase todas as finalizações, inclusive a do gol, foram de fora da área.
- O Palmeiras também teve um padrão claro de jogo mesmo com um time misto. O time de Felipão faz um jogo reativo e direto, poucos passes e sempre em direção ao gol. O lado direito teve mais jogadores presentes no ataque, com Dudu, Veiga e Mayke aparecendo pelo setor.
- Gols Esperados:
- Grêmio = 0.42
- Palmeiras = 1.29
Fluminense 0 x 1 CSA
- O jogo que culminou com a demissão de Diniz do Fluminense foi muito representativo de sua passagem no clube: dominou a bola, atacou com muitos jogadores e chutou 32 vezes (maior marca do BR19). Mas, foi derrotado ao ser pouco eficiente na frente e mostrar problemas defensivos.
- O CSA conquistou importante resultado no Maracanã e teve J Gomez mais uma vez como principal nome da equipe. O meia, além de ser o principal organizador do time, também é o jogador que mais finaliza. No gol, a equipe conseguiu aproveitar os espaços deixados pelo Flu.
- Gols Esperados:
- Fluminense = 2.32
- CSA = 0.27
Corinthians 2 x 0 Botafogo
- O lado direito do Corinthians tem se destacado no pós copa América com Pedrinho e Fagner apoiados por Junior Urso. Contra o Botafogo, Pedrinho foi muito participativo no ataque: chutou 6 vezes e deu 2 passes para finalização
- O Botafogo teve dificuldades contra o Corinthians. Cícero foi o responsável pela saída de bola do Fogão, mas o time não conseguiu trocar passes no ataque. Sem o meia Alex Santana o time carioca teve dificuldades em criar e deixou Diego Souza muito isolado no ataque.
- Gols Esperados:
- Corinthians = 1.07
- Botafogo = 0.4
Fortaleza 0 x 1 Internacional
- O Fortaleza continua tendo Juninho como principal articulador, e todas as jogadas passam pelo volante. O time contratou Mariano Vázquez para ser o meia de criação, no entanto o argentino não tem conseguido ser eficaz e participativo no ataque.
- O Internacional mais uma vez escalou os reservas, e conseguiu um bom resultado fora de casa. O reforço Bruno Silva apareceu mais pela direita, próximo a Zeca e Sarrafiore. Além disso, o time tentou envolver Tréllez no jogo com bolas longas.
- Gols Esperados:
- Fortaleza = 1.02
- Internacional = 0.53
Vasco 1 x 4 Flamengo
- O Vasco teve suas principais chances (e um gol) em bolas paradas com Leandro Castán cabeceando. O Vasco teve problemas em parar o ataque rival, que sempre tinha muitos jogadores presentes em seu campo.
- O Flamengo mesmo jogando fora de casa teve bom volume ofensivo contra o Vasco. O time teve 13 finalizações e 10 delas foram de dentro da área. Bruno Henrique jogou próximo à area e fez grande partida. Gabriel e Arrascaeta também mostraram o bom nível que tem virado rotina.
- Gols Esperados:
- Vasco = 0.57
- Flamengo = 1.79
São Paulo 1 x 0 Ceará
- O São Paulo teve Dani Alves jogando como meia armador e o capitão da seleção foi um imã da bola: trocou passes frequentes com quase todos jogadores e participou das jogadas de perigo. Juanfran também estreou muito bem, e as principais chances do time foram pelo lado direito
- O Ceará criou algumas boas chances mas foi parado por Volpi (e um VAR polêmico). A maioria das finalizações do time foi de fora da área. Felippe Cardoso vem atuando bem como referência na frente, recebendo passes longos frequentemente e fazendo o pivô
- Gols Esperados:
- São Paulo = 0.7
- Ceará = 0.28
Cruzeiro 2 x 0 Santos
- Na estreia de Ceni, o Cruzeiro fez uma ótima partida com muitas finalizações feitas e poucas sofridas. O time controlou a bola e esteve muito presente no campo de ataque, com 7 jogadores atacando. Thiago Neves foi o jogador que mais finalizou na rodada (8 vezes).
- O Santos teve dificuldades de impor seu estilo de jogo contra o Cruzeiro fora de casa. O time de Sampaoli não trocou muitos passes, e teve apenas 3 finalizações no jogo.
- Gols Esperados:
- Cruzeiro = 1.52
- Santos = 0.17
Chapecoense 1 x 0 Avaí
- A Chapecoense fez um jogo direto (trocando poucos passes e sempre em direção ao gol) contra o Avaí. Everaldo e Camilo atuaram muito próximos e foram os principais nomes no ataque da Chape. O atacante finalizou 4 vezes e o meia deu 4 passes para finalização
- O Avaí trocou mais passes no jogo, porém teve dificuldades para agredir a Chapecoense. A equipe finalizou apenas 5 vezes, e todas os chutes foram para fora. A maioria das chances envolveu Caio Paulista, que jogou aberto na direita
- Gols Esperados:
- Chapecoense = 0.67
- Avaí = 0.32
Bahia 1 x 1 Goiás
- O Bahia de Roger Machado tentou aplicar a ideia de construir a jogada de uma lado para finalizar do outro. O time trocou mais passes pelo lado esquerdo, com Juninho fazendo a saída de bola. No ataque, quem mais finalizou foi Artur Victor, que jogou pela direita.
- Com Giovanni Augusto machucado, o Goiás teve Marlone como titular e o meia armador foi quem mais finalizou no jogo (principalmente de fora da área). Na frente, Michael, Barcia e Rafael Moura não conseguiram participar muito do jogo.
- Gols Esperados:
- Bahia = 0.65
- Goiás = 0.52
Athletico PR 1 x 0 Atlético MG
- No Athletico PR, Rony foi o principal nome ofensivamente. Jogando aberto na esquerda e bem próximo a área, o atacante finalizou 4 vezes e deu 3 passos para finalização.
- O Atlético MG conseguiu criar mais oportunidades depois que Otero entrou no jogo. O time mineiro conseguiu ter boas chances como visitante mas não conseguiu ser eficiente e converter as finalizações em gols.
- Gols Esperados:
- Athletico PR = 0.85
- Atlético MG = 1.27
Fundador do Algolritmo. Estudei Ciências da Computação e fiz mestrado em Analytics. Meu objetivo é apresentar uma nova forma de consumir futebol no Brasil: através da análise de dados! Meu tópico de maior interesse é comunicar ideias complexas de forma simples através de data visualization.
Me formei em Ciência da Computação e Administração na University of Southern California, em Los Angeles, também com mestrado em Analytics na mesma instituição. Já fiz estágios de Data Science em empresas como Facebook, Itaú e Looqbox.