A rodada 16 do Brasileirão acabou e trazemos para você alguns dos maiores destaques dessa rodada. Caso você queira uma explicação mais detalhada sobre os gráficos usados, por favor veja esse texto aqui. Vamos aos jogos!
Grêmio 2 x 1 Athlético PR
- O Grêmio finalizou a maioria de suas chances pela direita. Luan se posicionou mais a frente no ataque, enquanto Thaciano e Tardelli apareceram mais na faixa de meio campo, atrás do camisa 7
- O Athletico criou boas chances, mas teve muitas finalizações bloqueadas dentro da área. O time concentrou os passes principalmente na esquerdo, com Márcio Azevedo muito acionado. Na frente, Rony esteve próximo à grande área e foi quem mais finalizou.
- Gols Esperados:
- Grêmio = 0.74
- Athletico PR = 1.16
Goiás 2 x 1 Internacional
- O Goiás mais uma vez buscou fazer um jogo vertical, trocando poucos passes e sempre em direção ao gol (principalmente após a expulsão de L Sena). Michael foi novamente o grande destaque do time. O camisa 11 foi quem mais finalizou e mais recebeu passes.
- O Internacional não conseguiu aproveitar o homem a mais em campo e foi derrotado pelo Goiás. O colorado criou algumas boas chances, em zonas centrais dentro da área, mas foi parado pelo goleiro Tadeu. Parede foi o principal nome do time, jogando próximo a área.
- Gols Esperados:
- Goiás = 0.89
- Internacional = 1.17
Ceará 0 x 3 Flamengo
- O Ceará tentou agredir o Flamengo e esteve muito presente no campo de ataque. O Vozão finalizou bastante, no entanto muitas chances foram de pouca qualidade. Vinícius Lima foi quem mais chutou, principalmente de fora da área pelo lado esquerdo.
- O Flamengo mudou um pouco seu padrão de jogo contra o Ceará. O time criou menos chances, mas foi muito objetivo e eficaz (quase todas as finalizações foram de dentro da área). De uma forma geral, o time ficou mais na defesa, trocou menos passes e foi cirurgico quando atacou.
- Gols Esperados:
- Ceará = 1.33
- Flamengo = 0.93
Avaí 1 x 1 Corinthians
- O Avaí chutou mais do que o Corinthians, mas grande parte de seus chutes foram de muito longe e sem muito perigo. A melhor chance criada pelo time foi em uma bola parada, que resultou no gol de Richard Franco
- O Corinthians jogou com time misto e não manteve o mesmo nível das partidas pós Copa América, criando poucas chances contra o Avaí. Boselli participou pouco do jogo e foi substituído por Love. Matheus Jesus fez partida interessante e é um bom substituto quando Jr Urso não jogar
- Gols Esperados:
- Avaí = 0.48
- Corinthians = 1.57
Vasco 2 x 0 São Paulo
- O Vasco fez um dos seus melhores jogos no campeonatos nesse fim de semana. Talles Magno foi o grande destaque do Vasco. Atuando pela esquerda, o atacante finalizou 4 vezes e deu 5 passes para finalização. Marrony também fez ótima partida atuando como centroavante.
- O São Paulo teve dificuldades em criar mesmo antes da expulsão de Raniel. O time mais uma fez concentrou o jogo pela direita, com Dani Alves, Juanfran e Antony aparecendo naquele lado. Tricolor sofreu com a pressão Vascaína durante e não conseguiu trocar passes no ataque.
- Gols Esperados:
- Vasco = 1.53
- São Paulo = 0.34
Atlético MG 0 x 1 Bahia
- O Atlético foi o time que mais finalizou na rodada (20 vezes), mas foi parado pelo goleiro Douglas. O meia Nathan apareceu mais adiantado, e finalizou 6 vezes (recorde dessa rodada). Além disso o time atacou mais pelo lado direito, com Guga envolvido em muitos passes.
- O Bahia atacou principalmente pelo lado esquerdo, com Lucca aberto na ponta esquerda. O time fez o gol logo no início do jogo finalizou pouco no restante da partida. O goleiro Douglas fez ótima partida e ajudou o Bahia com ótimas defesas.
- Gols Esperados:
- Atlético MG = 1.27
- Bahia = 0.59
Botafogo 0 x 0 Chapecoense
- O Botafogo teve todas suas finalizações de zonas centrais contra a Chape. Diego Souza foi quem mais finalizou no time (5 vezes). Bochecha atuou como primeiro volante, e distribuiu o jogo junto com J Paulo. Marcinho, pela esquerda, avançou mais enquanto Gilson ficou mais atrás.
- A Chapecoense trocou poucos passes no jogo, e finalizou principalmente pelo lado esquerdo. A principal arma do time segue sendo Everaldo, o atacante recebe passes/lançamentos de todos os lados e faz o pivô
- Gols Esperados:
- Botafogo = 1.03
- Chapecoense = 0.8
Santos 3 x 3 Fortaleza
- Ofensivamente, o Santos fez um bom jogo. Evandro atuou na posição geralmente ocupada por Sánchez; Marinho foi bem participativo; e Sasha e Jorge fizeram bom jogo. No entanto, o time concedeu chances na pequena área que custaram a vitória.
- O Fortaleza buscou um empate heroico contra o Santos. O time não finalizou muito, mas criou duas ótimas chances que garantiram o empate. Juninho e Felipe distribuiriam o jogo no meio campo. W Paulista esteve presente no campo de defesa quando o time se defendia.
- Gols Esperados:
- Santos = 1.23
- Fortaleza = 1.17
CSA 1 x 1 Cruzeiro
- O CSA chutou muito contra o Cruzeiro, mas boa parte das finalizações foram de longe e ofereceram pouco perigo. Os gringos Bustamante e J Gómez foram os principais finalizadores do time alagoano.
- O Cruzeiro teve Thiago Neves jogando bem avançado e centralizado enquanto Robinho atuou na mesma linha de Henrique. Nas laterais, Dodô esteve mais presente no ataque do que Orejuela. É interessante ver que o goleiro Fábio está trocando muitos passes com os zagueiros e volantes.
- Gols Esperados:
- CSA = 0.79
- Cruzeiro = 0.95
Palmeiras x Fluminense
- Gols Esperados
- Palmeiras = 2.48
- Fluminense = 0.64
Fundador do Algolritmo. Estudei Ciências da Computação e fiz mestrado em Analytics. Meu objetivo é apresentar uma nova forma de consumir futebol no Brasil: através da análise de dados! Meu tópico de maior interesse é comunicar ideias complexas de forma simples através de data visualization.
Me formei em Ciência da Computação e Administração na University of Southern California, em Los Angeles, também com mestrado em Analytics na mesma instituição. Já fiz estágios de Data Science em empresas como Facebook, Itaú e Looqbox.