A rodada 27 terminou e trazemos para você alguns dos maiores destaques dessa rodada. Caso você queira uma explicação mais detalhada sobre os gráficos usados, por favor veja esse texto aqui. Vamos aos jogos!
Fortaleza 2 x 1 Grêmio
- Podemos dizer que o Fortaleza já reaprendeu a jogar com o estilo de Ceni. Os pontas Osvaldo e Edinho foram participativos no ataque e em trocas de passe. Romarinho, que atuou no meio, apareceu próximo à área. WP é menos ativo, mas quando recebe a bola busca concluir a jogada.
- Mais uma vez, o Grêmio escalou os reservas no Brasileirão e mostrou que seu foco é a Libertadores. As principais chances do time gaúcho foram criadas em bolas paradas. Pepê foi quem mais finalizou no time e o jogador deve ser opção para o segundo na semi da Libertadores.
- Gols Esperados:
- Fortaleza = 1.17
- Grêmio = 0.77
Atletico MG 2 x 0 Santos
- O Atlético conseguiu a vitória contra o Santos trocando poucos passes. A equipe buscou frequentes lançamentos do goleiro Cleiton para Otero e Di Santo. O time mineiro teve Otero como seu principal jogador, o venezuelano teve 3 chutes e 2 passes para finalização na partida.
- O Santos teve uma de suas piores partidas no campeonato em termos de finalização. O time praticamente não conseguiu criar chances de muito perigo e apenas 1 das 12 finalizações foram no alvo. Marinho, Sanchez e Derlis arriscaram bastante, mas não escolheram boas finalizações.
- Gols Esperados:
- Atlético MG = 0.76
- Santos = 0.34
São Paulo 1 x 0 Avaí
- O São Paulo geralmente ataca mais pelo lado direito, principalmente quando Antony e Dani Alves estão em campo. O time teve um jogador a mais por boa parte do jogo, e esteve muito presente no campo de ataque. Time teve volume ofensivo mas pouca eficiência nas finalizações.
- O Avaí teve um homem expulso no primeiro tempo e passou a maior parte do jogo defendendo e tentando segurar um empate. Nas poucas vezes que a equipe teve a bola, os jogadores tentaram lançamentos para V Araújo
- Gols Esperados:
- São Paulo = 1.36
- Avaí = 0.41
Corinthians 1 x 2 Cruzeiro
- O Corinthians foi derrotado mas até conseguiu criar chances em zonas perigosas (dentro da área e centralizadas), mas pecou em algumas finalizações. Talvez fosse interessante ter jogadores com mais reportório (como Boselli ou Love) no lugar de Gustavo como centroavante.
- O Cruzeiro venceu e ganhou força na luta contra o rebaixamento. Os zagueiros não participaram da construção das jogadas, mas os jogadores de meio e ataque foram participativos em troca de passe. T Neves chamou a responsabilidade e buscou o jogo (4 chutes 3 passes para chute).
- Gols Esperados:
- Corinthians = 1.05
- Cruzeiro = 1.72
Internacional 0 x 1 Vasco
- O Internacional teve um time compacto, com Bruno Silva jogando praticamente na linha dos zagueiros para auxiliar na saída de bola. O Inter chutou mais que o Vasco, porém com menos qualidade (xG menor). O zagueiro Cuesta, na bola aérea foi um dos principais finalizadores
- O Vasco conseguiu ótimo resultado no Beira-Rio, em grande partida de Marrony. O camisa 18 foi o jogador mais participativo do Vasco (2 finalizações e 4 chances criadas). De uma forma geral, o time trocou mais passes pela esquerda (com Henrique muito presente).
- Gols Esperados:
- Internacional = 1.27
- Vasco = 1.58
Chapecoense 2 x 2 Goiás
- A Chapecoense conseguiu abrir 2 a 0 no primeiro tempo, mas acabou cedendo chances demais ao Goiás, que empatou o jogo. A Chape criou suas as principais chances no jogo em bolas paradas. O lateral direito Eduardo foi muito acionado em trocas de passes
- O Goiás conseguiu o empate após muitas finalizações e teve “Rafaeis” como destaques. Rafael Vaz (zagueiro) foi o jogador que mais finalizou nessa rodada (7 vezes). Rafinha fez o papel de Michael (suspenso) e foi um dos principais nomes no ataque.
- Gols Esperados:
- Chapecoense = 0.41
- Goiás = 1.6
Athletico PR 1 x 1 Palmeiras
- Os números e gráficos do jogo contra o Palmeiras mostram as duas peças de destaque do Athletico PR: Bruno Guimarães e Rony. O camisa 39 é o centralizador de passes, ele organiza o meio campo e tudo passa por ele. Já Rony é o finalizador das jogadas, sempre se aproximando da área
- No Palmeiras, o começo de muitas jogadas passou por Diogo Barbosa pelo lado esquerdo. A equipe também buscou lançamentos para Deyverson na frente. O time criou pouco, mas saiu com bom resultado da Arena da Baixada (porém a distância para o Flamengo aumentou nesse rodada)
- Gols Esperados:
- Athletico PR = 1.06
- Palmeiras = 0.78
Flamengo 2 x 0 Fluminense
- O Flamengo fez mais um jogo sólido e venceu o clássico. O time teve seus laterais presentes no campo de ataque e ajudando os meias na construção. É Ribeiro esteve mais na direita (próximo de Gabigol) enquanto B Henrique participou mais pelo meio (e foi efetivo mais uma vez)
- O Fluminense jogou contra um adversário complicado, mas conseguiu criar algumas chances dentro da área e dar trabalho ao goleiro Diego Alves. De uma forma geral, o time esteve mais recuado e buscou atacar com W Nem, Y González e Nenê.
- Gols Esperados:
- Flamengo = 1.63
- Fluminense = 0.99
Botafogo 2 x 1 Avaí
- O Botafogo teve a maioria de seus chutes de fora da área e não encontrou tantos espaços, mas venceu o Ceará. Léo Valencia, na esquerdo, foi o principal “recebedor” de passes e deu 5 finalizações. Diego Souza atuou como meio campista sendo mais “criador” e menos “finalizador”.
- O CSA não teve grande volume ofensivo contra o Botafogo. Quando o time teve a bola, criou a maior parte de suas chances pelo lado esquerdo, com Apodi e Carlinhos participando das jogadas.
- Gols Esperados:
- Botafogo = 0.89
- CSA = 0.23
Bahia 1 x 2 Ceará
- O Bahia tentou explorar muito as pontas (com Élber e A Victor) contra o Ceará, e praticamente não trocou passes no meio do campo. A equipe finalizou mais pelo lado direito, mas a criação de muitas jogadas aconteceu pela esquerda. A equipe sofreu na bola parada e foi derrotada
- O Ceará explorou bem a bola parada com o zagueiro Luiz Otávio para virar o jogo contra o Bahia. Com a bola rolando, o time finalizou mais pelo lado esquerdo. Ricardinho atuou como “homem de ligação” no meio (2o volante) e conseguiu 3 finalizações.
- Gols Esperados:
- Bahia = 0.51
- Ceará = 1.52
Fundador do Algolritmo. Estudei Ciências da Computação e fiz mestrado em Analytics. Meu objetivo é apresentar uma nova forma de consumir futebol no Brasil: através da análise de dados! Meu tópico de maior interesse é comunicar ideias complexas de forma simples através de data visualization.
Me formei em Ciência da Computação e Administração na University of Southern California, em Los Angeles, também com mestrado em Analytics na mesma instituição. Já fiz estágios de Data Science em empresas como Facebook, Itaú e Looqbox.