A terceira rodada do Brasileirão 2019 acabou e o Algolritmo traz para você os principais destaques e dados sobre os jogos da rodada. Caso você queira uma explicação mais detalhada sobre os gráficos usados, por favor veja esse texto aqui. Vamos aos jogos!
Cruzeiro 2 x 1 Goiás:
- Egídio foi um dos jogadores mais participativos no ataque do Cruzeiro, com 3 finalizações e 2 passes para finalização.
- É interessante também a função de Pedro Rocha, que alterna entre ser um segundo atacante e um ponta esquerda.
- No Goiás, a maioria das chances foram criadas em bola parada
- O time esmeraldino sempre finaliza mais no lado em que Michael joga. Nesta partida o jovem jogador ficou mais pela esquerda (nos outros jogos atuou mais pela direita).
Ceará 1 x 2 Atlético MG:
- O Ceará atacou predominantemente pelo lado direito. Chico, Ricardinho e Samuel Xavier movimentaram aquele setor e buscaram sobrecarregar o lateral Atleticano Fábio Santos e encontrar passes para o atacante Ricardo Bueno.
- O Atlético respondeu ao plano do Ceará. Fabio Santos deixou de atacar para ficar conter as investidas cearenses por seu setor.
- Com Fabio Santos mais preso, Guga, o lateral direito, foi liberado para apoiar e fez grande partida, dando assistência para Nathan.
Palmeiras 1 x 0 Internacional:
- Um jogo com a cara de Felipão. O Palmeirasconquistou a vitória contra o Inter trocando poucos passes, não deixando o adversário finalizar e sendo mais efetivo efetivo.
- Dudu foi o mais participativo da equipe alviverde.
- O Internacional não conseguiu furar o bloqueio do Palmeiras. O colorado saiu atrás no placar, trocou mais passes (mesmo sendo visitante) mas não conseguiu chutar no gol.
- A maioria da finalização da equipe colorada foi de longe e com pouco perigo.
São Paulo 1 x 1 Flamengo:
- O São Paulo foi o time que mais finalizou na rodada (22 vezes) e exigiu bastante de César, o goleiro do Flamengo.
- Tchê Tchê foi o melhor jogador do tricolor paulista, é um dos jogadores que mais finaliza e contribui constantemente aparecendo no ataque.
- O Flamengo utilizou seus reservas e jovens e atacou pouco após abrir o placar contra o SPFC.
- A criação de jogadas ficou praticamente por conta de Diego, que fez boa partida (especialmente no 1o tempo).
Vasco 1 x 1 Corinthians:
- O Vasco testou trocar as posições de Pikachu e Sasse contra o Corinthians, e a mudança parece ter sido positiva.
- O Pokemon vascaíno foi quem mais apareceu no ataque do time, com 3 chutes e 3 passes para chute.
- No Corinthians Paulista, que jogou com time misto, a pontaria não estava em dia. Apenas 2 chutes foram no alvo (1 deles resultando em gol).
- Matheus Vital fez o gol e participou bastante do jogo, buscando uma vaga entre os titulares.
Botafogo 1 x 0 Fortaleza:
- O Botafogo fez uma partida interessante e conseguiu finalizar diversas vezes de dentro da área e com bastante perigo contra o Fortaleza. O estilo do time carioca está mudando e tudo indica que a mudança é para o melhor.
- Erik foi o destaque ofensivo do time carioca.
- Já o Fortaleza teve dificuldade em criar boas chances. Junior Santos foi quem mais chutou, mas as melhores chances foram com Wellington Paulista.
CSA 0 x 0 Santos:
- O CSA ficou pouco com a bola contra o Santos e tentou sair no contra-ataque. Quando teve a bola, trocou passes mais pelo lado esquerdo, principalmente com Carlinhos e Matheus Sávio.
- O mapa de passes do Santos mostra que Diego Pituca é literalmente o ponto central da equipe. Pituca troca passes frquentemente com todos os outros atletas do time.
- Rodrygo chutou bastante no jogo (5 vezes), está jogando mais próximo da área, como um segundo atacante.
Grêmio 4 x 5 Fluminense:
- O Fluminense fez o jogo mais épico desse brasileirão até agora contra o Grêmio. O tricolor carioca Time levou 3 gols muito rápido e conseguiu virada histórica.
- Destaques para a a partida de Yony (6 chutes) e para a alteração tática de F. Diniz (trocando o volante Airton pelo meia Daniel).
- Usando o termo de Renato Gaúcho, o Grêmio “deu mole” contra o Flu. Abriu 3 a 0 e diminuiu bastante o volume de jogo.
- No segundo tempo, após as substituições do Fluminense, o time gaúcho teve dificuldades em criar chances perigosas.
Bahia 1 x 0 Avaí:
- O Bahia mostrou novamente um padrão interessante. Os 3 atacantes (Gilberto, Rogério e Artur) muito próximos e recebendo bolas longas dos laterais (N. Paraíba e Paulinho).
- O time de R. Machado conseguiu finalizar muitas vezes de dentro da área.
- O Avaí praticamente não ofereceu perigo ao Bahia. Foi a equipe que menos finalizou na rodada, 5 vezes. O time precisa melhorar bastante se deseja seguir na Série A. Se seguir o padrão “normal” de times brasileiros, mudará de técnico antes da 10a rodada.
Chapecoense 1 x 1 Athletico PR:
- Como o jogo não teve transmissão a Instat não consegue coletar dados. Por isso, fica sem gráficos e análise
Fundador do Algolritmo. Estudei Ciências da Computação e fiz mestrado em Analytics. Meu objetivo é apresentar uma nova forma de consumir futebol no Brasil: através da análise de dados! Meu tópico de maior interesse é comunicar ideias complexas de forma simples através de data visualization.
Me formei em Ciência da Computação e Administração na University of Southern California, em Los Angeles, também com mestrado em Analytics na mesma instituição. Já fiz estágios de Data Science em empresas como Facebook, Itaú e Looqbox.