A temporada europeia está chegando ao fim e semana passada tivemos o sorteio das semifinais da UEFA Champions League. Caso você ainda não saiba, a Juventus enfrentará o Mônaco, e o Real Madrid jogará contra o Atlético de Madrid. Decidi fazer uso dos dados que a STRATABET me fornece sobre os times europeus e fazer uma análise sobre os esperados jogos da Champions League que estão por vir. Farei um texto analisando cada confronto, hoje falarei sobre Juventus v.s. Mônaco e em breve escreverei sobre o clássico de Madri.
Pressupostos:
Em alguns textos anteriores mostrei que dados sobre a qualidade das finalizações (valor esperado de gols, abreviado para exG) revelam bastante sobre o desempenho de um time. Hoje, adicionarei o fator “localização” da finalização, assim será possível observar não somente a qualidade, mas também a região onde a finalização ocorreu.
Outro pressuposto importante é que como a temporada de futebol na Europa está perto do fim, acredito que já existe uma massa estatística interessante para se fazer uma análise do desempenho ofensivo e defensivo de um time.
Metodologia:
Primeiro, agrupei os dados fornecidos pela Stratabet, e separei apenas as finalizações criadas e sofridas pela Juventus e o Mônaco durante a atual temporada. Com esses dados, utilizei uma técnica estatística chamada “clustering” (se quiser saber mais leia as notas ao final do texto) e calculei as finalizações médias feitas e sofridas por cada um dos times. O conceito é bem simples, as finalizações são agrupadas de acordo com sua semelhança e formam um “cluster”.
Feito isso, utilizei uma ferramenta chamada Plotly que permite criar gráficos interativos, e preparei 2 gráficos. A ideia é poder ver e analisar as finalizações (e finalizações médias) feitas e sofridas por ambos os times.
Para cada diagrama inseri os dados ofensivos de um time e os dados defensivos de outro. Isto é, um gráfico com o título “Ataque Mônaco v.s. Defesa Juventus”, incluí todas as finalizações feitas pelo Mônaco e todas as finalizações sofridas pela Juventus.
O tamanho de cada ponto no gráfico indica a qualidade da chance criada/sofrida pelo time. Quanto maior o ponto, maior a probabilidade daquela chance resultar em gol. Além disso, ao passar o mouse pelos pontos é possível ver contra quem era o jogo, qual jogador que finalizou, qual o tipo de jogada e qual o resultado daquela finalização (se foi defendida, bloqueada ou terminou em gol). Você pode escolher se quer ver todas as finalizações, as finalizações médias (clusters) ou apenas as que resultaram em gols.
Resultados:
No gráfico abaixo podemos observar o desempenho do ataque da Juve e a defesa do Mônaco simultaneamente (em outras palavras, as finalizações feitas pela Juventus e as finalizações sofridas pelo Mônaco ao longo desta temporada):
Para uma melhor leitura do gráfico sugiro que você primeiro veja somente os dados da equipe Italiana. Note que existe uma grande mancha preta no centro da grande área, o que indica um enorme número de finalização com alta probabilidade de resultar em gol naquela região. Ao passar o mouse por alguns pontos percebe-se que o nome de centroavante argentino Higuaín é o mais frequente dentro da área, mas também é possível ver uma boa quantidade de finalizações perigosas feitas por Dybala, Mandzukic, Cuadrado, Pjanic e Bonucci. Engana-se quem acha que a Juve é um tradicional time Italiano que volta 100% de seus esforços para se defender. Aqueles que assistiram o jogo contra o Barcelona sabem que a Velha Senhora cria muito e com muita qualidade e esse gráfico ressalta esse fato.
Agora deixe unicamente os dados do Mônaco no quadro. Nota-se uma mancha vermelha dentro da área bem preocupante para o time do principado. Isso é um sinal de que o time em geral dá bastante liberdade para o adversário finalizar em locais e condições onde a probabilidade de se tomar um gol é alta, em outras palavras, a defesa do time vem deixando a desejar. Vale lembrar que nos últimos 4 jogos de Champions League o Mônaco sofreu 9 gols, o que com certeza é um sinal de alerta para a comissão técnica.
Para ilustrar ainda mais a análise, clique na opção “Clusters” e dirija sua atenção para os pontos dentro da área. Note que existem quatro pontos vermelhos relativamente grandes, o que ressalta ainda mais a necessidade do Mônaco melhorar seu jogo defensivo urgentemente. Esse gráfico indica um cenário favorável para o ataque da Juventus, uma vez que seu adversário geralmente permite finalizações em uma região onde o time Italiano é letal.
A seguir, colocamos frente à frente o ataque do Mônaco e a defesa da Juve (ou seja, as finalizações feitas pelo Mônaco e as finalizações sofridas pela Juventus na atual temporada):
Coloque apenas os dados do Mônaco no gráfico e será possível ver o por quê de o time ser um dos mais legais de se assistir nessa temporada. Existem diversos pontos relativamente grandes dentro da área, formando uma mancha vermelha que se estende significativamente. Além disso, ao passar o mouse por alguns pontos é difícil encontrar um nome predominante. Falcao aparece algumas vezes, mas os nomes de Germain, Mbappe e Bernardo Silva são frequentes também. O clube claramente tem um grande ímpeto ofensivo, o que vem encantando muitos fãs de futebol.
Depois disso, deixe somente os dados da Juve e veja o retrato da principal defesa da Europa. Percebe-se que a mancha preta dentro da área não é extensa nem contínua. O sistema defensivo da Juventus simplesmente impossibilita o adversário de ter chances significativas na maioria de suas partidas. Além disso, a vida dos adversários da Juve se torna ainda mais complicada uma vez que Buffon parece não sentir a idade e tem atuações impecáveis constantemente. Clique na opção “Apenas Gols” e será possível ver que apenas algumas chances com exG relativamente alto foram capazes de encontrar o fundo das redes do clube italiano.
Ao clicar na opção “Clusters” a vocação ofensiva do Mônaco e a solidez defensiva da Juventus serão ainda mais ressaltados. Perceba que as finalizações médias feitas pelo time do principado acontecem dentro da área com um exG alto, já as finalizações médias sofridas pela Juve acontecem um pouco mais afastadas do gol e com um exG relativamente mais baixo.
Portanto, a partir dos dois gráficos e suas respectivas análises é possível afirmar que neste confronto a Juventus entrará com favoritismo, especialmente por seu equilíbrio entre defesa e ataque. O Mônaco provavelmente irá enfrentar bastante dificuldades defensivas nos dois jogos, resta saber se seu ataque conseguirá surpreender a experiente defesa italiana e repetir o que fez contra o Manchester City, compensando suas próprias deficiências defensivas com muitos gols.
Observações:
- A Stratabet fornece informações sobre finalizações e momentos perigosos (ataques com grande chance de resultar em gol, mas que terminaram sem finalização), utilizei os dois tipos de dado nos gráficos.
- Para a análise de agrupamentos (clustering) utilizei a função “kmeans” do R, levando em conta a o local e a qualidade de cada finalização. Existem várias formas de se determinar o número de clusters para serem extraídos, optei por 6 após fazer uma análise empírica do dendograma das finalizações de cada time.
- Recomendo a biblioteca do plotly para R e Python, a ferramenta é excelente
Esse artigo foi escrito com a ajuda de StrataData, que é propriedade de Stratagem Technologies. StrataData alimenta o StrataBet Sports Trading Platform, e também o StrataBet Premium Recommendations.
Fundador do Algolritmo. Estudei Ciências da Computação e fiz mestrado em Analytics. Meu objetivo é apresentar uma nova forma de consumir futebol no Brasil: através da análise de dados! Meu tópico de maior interesse é comunicar ideias complexas de forma simples através de data visualization.
Me formei em Ciência da Computação e Administração na University of Southern California, em Los Angeles, também com mestrado em Analytics na mesma instituição. Já fiz estágios de Data Science em empresas como Facebook, Itaú e Looqbox.