Clubismo e Resultados da Pesquisa Brasileirão 2017

Clubismo e Resultados da Pesquisa Brasileirão 2017

No texto de hoje, apresento as conclusões de uma pesquisa que lancei sobre palpites para o Brasileirão 2017. Gostaria de agradecer a todos que responderam a pesquisa, fiquei muito contente com os resultados e pretendo fazer mais estudos do tipo! Além disso, um agradecimento especial a todos com compartilharam a pesquisa, entre elas as páginas Imigrantes da Bola e Sem Firulas.

Pressupostos:

Para o texto de hoje o principal pressuposto é o conceito de “Sabedoria das Multidões”, criado por James Surowecki. A ideia é que grupos de pessoas tendem a tomar decisões melhores do que indivíduos sozinhos, em outras palavras “várias cabeças pensam melhor do que apenas uma”. O conceito de sabedoria das multidões é geralmente associado a decisões tomadas por empresas ou governos, mas muitos autores já utilizaram essa ideia para fazer previsões.

Metodologia:

Lancei uma pesquisa sobre palpites para o Brasileirão 2017, que foi compartilhada e diversas redes sociais. Cada pessoa que respondeu a pesquisa montou uma “tabela final” para o campeonato, isto é, em qual posição cada time terminará o Brasileirão. Além disso tambem coletei o time para o qual cada pessoa torce e quantas vezes por mês ela assiste futebol.

Ao todo foram 200 respostas, aqui estão alguns gráficos que mostram o público que respondeu a pesquisa:

Podemos ver claramente que existe um viés grande para os times de São Paulo, uma vez que mais da metade das pessoas que responderam a pesquisa torcem para times paulistas. Acredito que ainda assim é possível extrair resultados interessantes dessa pesquisa, como por exemplo o efeito do “clubismo”.

Resultados:

O clubismo, caso você não saiba, pode ser definido como uma forte tendência a defender seu próprio time e desmerecer seus rivais sempre que possível. Praticamente todo torcedor de futebol, por mais racional que seja, é um pouco clubista. Acredito que minha pesquisa demonstra o quanto o clubismo pode afetar as percepções e análises de praticamente todos torcedores.

Abaixo apresento uma tabela com as posições médias de 4 grandes clubes paulistas em minha pesquisa. Nela é possível comparar as previsões de torcedores de Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo para seus respectivos times do coração e rivais. Além disso, também é possível ver a posição média de cada um dos 4 times paulistas de acordo com outros torcedores:

Primeiro, note a posição prevista por torcedores para seus próprios times. Corinthianos, Palmeirenses e Santistas acreditam que seus times ganharão o campeonato, já os São Paulinos foram um pouco mais humildes e se colocaram “apenas” em segundo lugar. Podemos ver claramente um efeito do “clubismo”, de uma maneira geral os torcedores tendem a ter grandes expectativas sobre seus próprios times.

A seguir, veja a posição que os torcedores “previram” para seus rivais. Confesso que esperava um cenário bem mais exagerado para essas previsões, como rivais em último ou pelo menos na zona de rebaixamento. Veja que a posição projetada por torcedores rivais é bem semelhante ao previsto por torcedores “neutros”. Por exemplo, na média, torcedores do Corinthians, Palmeiras e Santos acreditam que o São Paulo terminará o campeonato em 9º, concordando com torcedores de outros times.

Tudo indica que fãs de futebol em geral conseguem ser surpreendentemente racionais ao analisar times rivais enquanto o lado passional fala mais alto quando o assunto é o clube do coração.

Por último, aqui está a previsão final para o brasileirão utilizando o conceito de “Sabedoria das Multidões”:

Por conta do bom número de respostas, acredito que os efeitos do “clubismo” foram suavizados nos resultados finais e a previsão acima, feita a partir do palpite médio de 200 pessoas, é bem interessante. O campeonato brasileiro ainda está no início, mas a primeiras rodadas indicam que, como de costume, devemos ter algumas surpresas ao longo das 38 rodadas. Em dezembro, depois do fim do Brasileirão 2017 farei outro post comparando a tabela final com a previsão da multidão. Novamente obrigado a todos que participaram do estudo!

Observações:

  1. A tabela apresentada acima não necessariamente representa a previsão do Algolritmo para o Campeonato Brasileiro de 2016. Ela é uma um “palpite conjunto” dos leitores do blog
Website |  + posts

Fundador do Algolritmo. Estudei Ciências da Computação e fiz mestrado em Analytics. Meu objetivo é apresentar uma nova forma de consumir futebol no Brasil: através da análise de dados! Meu tópico de maior interesse é comunicar ideias complexas de forma simples através de data visualization.

Me formei em Ciência da Computação e Administração na University of Southern California, em Los Angeles, também com mestrado em Analytics na mesma instituição. Já fiz estágios de Data Science em empresas como Facebook, Itaú e Looqbox.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *