A Escolha de Neymar

A Escolha de Neymar

Recentemente Neymar participou da maior transferência da história do futebol, trocando o Barcelona pelo PSG por 222 milhões de Euros. A decisão de jogar na França gerou muito debate no mundo do futebol, muitos consideram a liga francesa inferior a espanhola e acreditam que Neymar deu um passo para trás na carreira. Por outro lado, alguns consideram que o atleta fez uma decisão correta ao buscar ser o grande protagonista de outro grande clube europeu e aceitar novos desafios. O Algolritmo traz alguns dados que ajudam a entender a escolha do atleta.

Ganhadores das ligas nos últimos anos:

É possível perceber que ambas ligas vêm sendo dominadas por gigantes nos últimos anos. Na liga espanhola, Real Madrid e Barcelona em geral disputam o título entre si. Raramente algum outro time consegue desbancar os dois principais clubes da Espanha e ganhar o título (como foi o caso do Atlético de Madrid na temporada de 2013-2014). Já na França, o PSG parece estar cada vez mais consolidado como a potência futebolística do país, ganhando 4 títulos nos últimos 5 anos. No entanto, ano passado a equipe do Mônaco mostrou que também tem planos ambiciosos e pode incomodar a equipe Paris ao levar o título nacional.

Valor de Mercado:

Ao analisarmos o valor de mercado de todos os times de cada Liga percebemos que La Liga leva vantagem. Segundo o site transfermarkt, o valor total da Liga Espanhola é de 3,72 bilhões de Euros enquanto a Liga Francesa vale 1,81 bilhões de Euros. É interessante ver como esses valores estão distribuídos entre os times, isto é, o quão grande é o abismo entre elencos mais valiosos e mais pobres de cada Liga.

Nos gráficos acima, podemos ver que existe um abismo maior entre os times na Liga Francesa. Note que a barra que representa o valor de mercado do PSG é muito maior que a dos demais times representados no gráfico, e quase do mesmo tamanho da barra dos “outros” (soma dos valores dos demais times não incluídos nos gráficos). Já na Liga espanhola, as diferenças em valores de elenco parecem ser um pouco menores. Real Madrid e Barcelona tem valores muito próximos de mercado e o Atlético está com um elenco cada vez mais valioso. Além disso a barra dos “outros” na Liga Espanhola é significativamente maior que a de Real, Barça e Atletico, o que indica que a liga possui jogadores valiosos espalhados por diversos clubes.

Euro Club Index: 

Para poder comparar um pouco melhor a competitividade de cada liga usei o Euro Club Index, que faz um ranking interessante dos clubes da Europa. Nesse ranking, cada time possui um número de pontos, e de acordo com os resultados ao longo do ano os clubes ganham ou perdem pontos. Abaixo preparei uma tabela com dados do Euro Club Index das principais ligas europeias:

Podemos ver que na média os times da liga espanhola possuem um número de pontos (2866,55) maior do que os times da liga francesa (2358,75). Portanto, segundo esse índice, os times espanhóis são, na média, melhores do que os franceses. No entanto, sempre que analisamos a média de um conjunto de dados é interessante olhar também o desvio padrão (que nos ajuda a entender a dispersão dos dados, mais sobre isso nas “Observações”). É possível notar que o desvio padrão da La Liga (681,40) é maior que o da Ligue 1 (563,05), isso indica que existe uma diferença técnica maior entre times na liga espanhola do que na liga francesa, pois os valores do Euro Club Index estão mais dispersos. Com os dados acima é possível concluir que campeonato espanhol possui times melhores enquanto o campeonato francês possui times mais nivelados de uma maneira geral.

Champions League:

Existe um enorme contraste entre o número de Champions Leagues conquistadas por times franceses e espanhóis. Enquanto clubes da Espanha já conquistaram o torneio 17 vezes (12 do Real Madrid e 5 do Barcelona) clubes franceses só foram capazes de conquistar o título uma única vez (Olympique de Marseille em 1993). Contratar o Neymar sem dúvida é parte de um grande projeto do PSG de se consolidar como um dos gigantes europeus (ao lado de Barcelona Real Madrid e Bayern de Munique) e para atingir tal status o time ainda precisa buscar um título de Champions League.

Conclusão:

Os dados analisados mostram que de uma forma geral o campeonato espanhol tem times de maior qualidade e é mais competitivo do que o francês, o que leva muitos a crer que Neymar fez uma escolha ruim para seu futuro. No entanto, podemos dizer que Neymar aceitou um grande desafio para sua carreira: conquistar a primeira Champions para a cidade de Paris. O jogador brasileiro já conquistou tudo que podia no Barcelona, é claro que ganhar mais Ligas do Campeões e Campeonatos espanhóis ao lado de Messi e Suarez não seria nada ruim, mas ajudar o PSG a conquistar uma Champions seria um feito único e ajudaria o brasileiro a atingir seu sonho de ganhar a bola de ouro.

Observações:

  1. O Euro Club Index faz um ranking muito interessante dos times europeus e é atualizado constantemente. Para ver o ranking basta acessar: http://euroclubindex.com
  2. O Desvio Padrão é uma medida de dispersão de um conjunto de dados. Resumidamente, ele ajuda a entender quanto os valores estão distantes da média. Conjunto de dados com valores muito altos e muito baixos tendem tem desvio padrão maiores.
Website |  + posts

Fundador do Algolritmo. Estudei Ciências da Computação e fiz mestrado em Analytics. Meu objetivo é apresentar uma nova forma de consumir futebol no Brasil: através da análise de dados! Meu tópico de maior interesse é comunicar ideias complexas de forma simples através de data visualization.

Me formei em Ciência da Computação e Administração na University of Southern California, em Los Angeles, também com mestrado em Analytics na mesma instituição. Já fiz estágios de Data Science em empresas como Facebook, Itaú e Looqbox.

2 thoughts on “A Escolha de Neymar

  1. Acho que vai ser interessante analisar o aumento do valor do futebol francês com a contratação de Neymar. Muitos, como eu, passaram a assistir os jogos do campeonato. Mas, talvez seja um fenomeno somente brasileiro. Abraço!

    1. Com certeza! O PSG certamente tem os torcedores brasileiros como público alvo, e as empresas que transmitem o campeonato francês devem estar bem contentes com isso.

      Além disso, acredito que o campeonato tende a se valorizar, mas seria necessário que outros times além de PSG e Monaco recebecem grandes investimentos financeiro, pois no momento estão muito a frente dos demais.

      Um abraço e obrigado pelo apoio!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *