Análise de Atlético x Real

Análise de Atlético x Real

Esse é o segundo texto de minha série de análises sobre os confrontos das semi-finais da UEFA Champions League. Recentemente publiquei um texto sobre Juventus x Mônaco (https://algolritmo.com/index.php/2017/04/26/analise-de-juventus-x-monaco/) hoje utilizo a mesma metodologia e escrevo sobre o clássico de Madrid: Real x Atlético.

Pressupostos:

Em alguns textos anteriores mostrei que dados sobre a qualidade das finalizações (valor esperado de gols, abreviado para exG) revelam bastante sobre o desempenho de um time. Hoje, adicionarei o fator “localização” da finalização, assim será possível observar não somente a qualidade, mas também a região onde a finalização ocorreu.

Outro pressuposto importante é que como a temporada de futebol na Europa está perto do fim, acredito que já existe uma massa estatística interessante para se fazer uma análise do desempenho ofensivo e defensivo de um time.

Metodologia:

Primeiro, agrupei os dados fornecidos pela Stratabet, e separei apenas as finalizações criadas e sofridas pelo Real Madrid e o Atlético de Madrid durante a atual temporada. Com esses dados, utilizei uma técnica estatística chamada “clustering” (se quiser saber mais leia as notas ao final do texto) e calculei as finalizações médias feitas e sofridas por cada um dos times. O conceito é bem simples, as finalizações são agrupadas de acordo com sua semelhança e formam um “cluster”.

Feito isso, utilizei uma ferramenta chamada Plotly que permite criar gráficos interativos, e preparei 2 gráficos.  A ideia é poder ver e analisar as finalizações (e finalizações médias) feitas e sofridas por ambos os times.

Para cada diagrama inseri os dados ofensivos de um time e os dados defensivos de outro. Isto é, um gráfico com o título “Ataque Real Madrid v.s. Defesa Atlético de Madrid”, incluí todas as finalizações feitas pelo Real Madrid e todas as finalizações sofridas pelo Atlético de Madrid.

O tamanho de cada ponto no gráfico indica a qualidade da chance criada/sofrida pelo time. Quanto maior o ponto, maior a probabilidade daquela chance resultar em gol. Além disso, ao passar o mouse pelos pontos é possível ver o contra quem era o jogo, qual jogador que finalizou, qual o tipo de jogada e qual o resultado daquela finalização (se foi defendida, bloqueada ou terminou em gol). Você pode escolher se quer ver todas as finalizações, as finalizações médias (clusters) ou apenas as que resultaram em gols.

Além disso, ao final do texto incluí uma comparação especial entre o principal astro de cada time, Cristiano Ronaldo e Antoine Griezmann.

Resultados:

No gráfico abaixo podemos observar o desempenho do ataque do Real e a defesa do Atlético simultaneamente (em outras palavras, as finalizações feitas pelo Real Madrid e as finalizações sofridas pelo Atlético de Madrid ao longo desta temporada):


Sugiro que você veja em primeiro lugar os dados do Atlético de Madrid. Após a chega de Diego Simeone como técnico, o Atlético se tornou uma das principais referências no jogo defensivo e o gráfico reforça essa tese. Note que a equipe até sofre uma quantidade considerável de finalizações em seus jogos, no entanto perceba que os pontos são consideravelmente pequenos. Ou seja, o time até “deixa” os adversários finalizarem, porém apenas quando a probabilidade de tomar um gol é baixa.

Agora coloque somente os dados do Real Madrid no gráfico e veja o que significa ser um dos principais ataques do mundo. O centro da grande área está tomado por uma mancha cinza, com diversos pontos relativamente grandes, o que indica uma dor de cabeça enorme para qualquer adversário que enfrente a equipe merengue, já que o time chega muito e com qualidade. Ao passar o mouse por alguns pontos fica claro um nome predominante (e até previsível): Cristiano Ronaldo. Mesmo com Benzema, Bale (antes de se lesionar), Morata e até o zagueiro Sergio Ramos contribuindo no ataque, o português segue sendo a principal arma do time. Clique na opção “Clusters” e o poderio ofensivo do Real Madrid se tornará ainda mais evidente, veja que existem dois pontos cinzas grandes próximos à pequena área que indicam a quantidade e qualidade das finalizações feitas pela equipe naquela região do campo.

A seguir, botamos frente à frente o ataque do Atlético e a defesa do Real (ou seja, as finalizações feitas pelo Atlético de Madrid e as finalizações sofridas pelo Real Madrid na atual temporada):


Novamente, deixe unicamente os dados do Atlético de Madrid no gráfico. É verdade que nos últimos anos a equipe ficou famosa por sua solidez defensiva, no entanto o desempenho ofensivo do time na atual temporada é bem interessante. O time não é o que mais finaliza, no entanto consegue criar muitas oportunidades principalmente com Griezmann, que é o principal nome do time atualmente. Além disso, jogadores menos badalados (mas muito eficientes) como Carrasco, Gameiro, Correa e Saúl também contribuem muito para a produção ofensiva. O time parece saber “escolher” quando chutar, o que faz com que muitos de suas finalizações tenham exG alto.

Continuando a análise, coloque agora os dados do Real Madrid no gráfico. A defesa do time merengue de uma forma geral é bem sólida, no entanto existem alguns pequenos aglomerados dentro da área que devem preocupar o técnico Zinedine Zidane. O time sofre defensivamente em alguns jogos e leva gols que poderiam custar caro, no entanto normalmente o ataque merengue é capaz de superar esses problemas defensivos e o time em geral sai vitorioso. Uma das principais razões para os problemas defensivos de Real são as lesões. Mesmo contanto sempre com Sergio Ramos (um dos melhores zagueiros na atualidade) a dupla de zaga do Real Madrid trocou algumas vezes durante a temporada devido às lesões de Varane e Pepe. Hoje em dia Nacho ocupa o posto de titular.

Os dois gráficos apresentados acima indicam que teremos mais um clássico de Madrid extremamente disputado e aberto (algo que virou rotineiro nos últimos anos), uma vez que o ataque merengue e a defesa colchonera são extremamente eficientes. Os dois times disputaram 2 das últimas 3 finais de Champions League em jogos emocionantes nos quais o Real levou a melhor. Na minha opinião existe um leve favoritismo do Real Madrid, mas não me surpreenderia ver o Atlético avançar à final.

Comparação Extra:

Acredito que esse texto ficaria incompleto sem fazer uma comparação entre Cristiano Ronaldo e Griezmann, dois grandes atacantes do futebol atual e que disputaram o prêmio do melhor do mundo ano passado. A comparação a seguir leva em conta apenas as finalizações feitas por cada um dos dois jogadores:

A imagem não deixa dúvidas de que Cristiano Ronaldo, mesmo questionado por alguns, está em uma grande temporada. É claro que aos 30 anos o jogador português já perdeu um pouco de sua famosa explosão, no entanto continua letal uma vez que vem adaptando seu posicionamento e jogando cada vez mais perto da área. Pessoalmente, gostaria de ver Cristiano Ronaldo “oficialmente” como centroavante do time, para isso sacaria Bezema e colocaria Isco aberto pela esquerda. Olhando agora para os dados de Griezmann, não deixe a comparação com Cristiano Ronaldo fazerem o desempenho do francês parecer ruim. Griezmann joga em uma função diferente, geralmente atuando mais como um segundo atacante que ajuda a armar as jogadas, esse é um dos motivos que leva o jogador finaliza menos que Cristiano Ronaldo. Apesar disso, Griezmann tem uma excelente média de gols e exG por partida e precisa de menos finalizações para fazer um gol se comparado ao astro português (Griezmann precisa de somente 4,38 finalizações para marcar um gol, enquanto Cristiano Ronaldo precisa de 7).

É quase certo que Cristiano Ronaldo será um dos principais candidatos à ganhar o prêmio de melhor do mundo, mas se Griezmann conseguir ajudar o Atlético a chegar na final da Champions League, e quem sabe até vencê-la, seu nome ganhará força. Com certeza é um ingrediente a mais para o confronto dessa semana.

Observações:

  1. O conceito de exG (valor esperado de gols) é bem simples. Quanto maior o exG de uma finalização maior a chance de resultar em um gol. Expliquei um pouco melhor sobre a métrica nesse texto: https://algolritmo.com/index.php/2017/03/18/tite-vs-dunga/
  2. A Stratabet fornece informações sobre finalizações e momentos perigosos (ataques com grande chance de resultar em gol, mas que terminaram sem finalização), utilizei os dois tipos de dado nos gráficos.
  3. Para a análise de agrupamentos (clustering) utilizei a função “kmeans” do R, levando em conta a o local e a qualidade de cada finalização. Existem várias formas de se determinar o número de clusters para serem extraídos, optei por 6 após fazer uma análise empírica do dendograma das finalizações de cada time.
  4. Recomendo a biblioteca do plotly para R e Python, a ferramenta é excelente

Esse artigo foi escrito com a ajuda de StrataData, que é propriedade de Stratagem Technologies. StrataData alimenta o StrataBet Sports Trading Platform, e também o StrataBet Premium Recommendations.

Website | + posts

Fundador do Algolritmo. Estudei Ciências da Computação e fiz mestrado em Analytics. Meu objetivo é apresentar uma nova forma de consumir futebol no Brasil: através da análise de dados! Meu tópico de maior interesse é comunicar ideias complexas de forma simples através de data visualization.

Me formei em Ciência da Computação e Administração na University of Southern California, em Los Angeles, também com mestrado em Analytics na mesma instituição. Já fiz estágios de Data Science em empresas como Facebook, Itaú e Looqbox.

2 thoughts on “Análise de Atlético x Real

  1. Parabéns.
    Muito legal esse teu texto e principalmente as analises com dados e graficos demontrativos.
    Keep walking !!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *