A quarta rodada do Brasileirão 2019 acabou e o Algolritmo traz para você os principais destaques e dados sobre os jogos da rodada. Caso você queira uma explicação mais detalhada sobre os gráficos usados, por favor veja esse texto aqui. Vamos aos jogos!
Fluminense 1 x 0 Botafogo:
- O Fluminense teve um alto volume de jogo contra o Botafogo, finalizando bastante (22 vezes). No entanto a equipe não conseguiu aproveitar as oportunidades. Com o tempo, o time de Fernando Diniz deve melhorar as finalizações e naturalmente subir na tabela.
- O Botafogo até tentou mas não conseguiu ter a bola e trocar muitos passes contra o Flu, porém soube ser eficiente. Para mim, o time treinado por Barroca faz o trabalho mais surpreendente desse Brasileirão e tem conseguidos bom resultados buscando um futebol ofensivo.
Internacional 3 x 1 Cruzeiro:
- O Internacional teve mais uma boa atuação de seu trio estrangeiro contra o Cruzeiro. O trio finalizou 10 vezes e gerou muitas chances de gol. Destaque para Guerrero que mesmo após muito tempo parado vem ajudando muito o Colorado.
- O Cruzeiro criou maior parte de suas chances pelo lado direito contra o Inter. O time finalizou 14 vezes, mas Fred (diferente de Guerrero) foi bem marcado e conseguiu apenas 1 chute. Pedro Rocha pouco produziu pela esquerda.
Atlético MG 0 x 2 Palmeiras:
- O Atlético ficou preso na defesa do alvi-verde e não conseguiu criar grandes chances. Ricardo Oliveira não encontrou espaços, e foi substituído após se lesionar. Geuvânio foi o jogador que mais participou no ataque, mas sem sucesso.
- O Palmeiras era visitante mas finalizou mais do que o mandante Galo (16 finalizações contra 10). Dudu, marcado por Fábio Santos, encontrou espaço e foi bastante acionado. Zé Rafael fez boa partida no ataque, e B Henrique ofereceu perigo como um “elemento surpresa”, fazendo 2 belos gols.
Corinthians 0 x 0 Grêmio:
- O Corinthians fez um jogo típico de Carille (versão 2017). A diferença é que em 2017 a equipe tinha Jô, que aproveitava as poucas chances criadas. Boselli teve atuação apagada e o time melhorou com Vagner Love (que parece ser a melhor opção ofensiva).
- O Grêmio teve mais a bola e passou mais que o Corinthians mas não foi eficiente. A equipe gaúcha conseguiu finalizar apenas de fora da área, e com pouco perigo. Empatar fora de casa não é ruim, mas começo de brasileirão do tricolor é abaixo do esperado.
Santos 3 x 0 Vasco:
- O Santos foi o time que mais finalizou na rodada (23 vezes) e ofereceu muito perigo ao Vasco. Carlos Sanchez fez ótima partida jogando mais centralizado, e mesmo sendo meia foi quem mais finalizou na rodada (6 vezes). Rodrygo e Soteldo também fizeram grande jogo.
- O Vasco teve atuação preocupante diante do Peixe. O time estava visivelmente desorganizado do campo, e praticamente apenas trocou passes de lado ou na defesa. Maxi Lopez ficou muito isolado. O Pofexô Luxembugo terá bastante trabalho pela frente.
Flamengo 2 x 1 Chapecoense:
- O Flamengo mostrou a força de seu elenco contra a Chapecoense. Muitas jogadas perigosas se originaram na esquerda, com Trauco e Vitinho fazendo ótima partida. Lincoln foi um dos melhores finalizadores da rodada. Piris Da Motta tem se mostrado uma ótima opção defensiva.
- A Chape foi o visitante que mais finalizou, e deu mais chutes que o Flamengo. No entanto muitos dos chutes foram despretensiosos. Everaldo vem fazendo ótima temporada, mas o time dependente muito dele para criar e finalizar jogadas. Vale ressaltar que o goleiro Tiepo fez outra grande partida.
Goiás 2 x 1 Ceará:
- O Goiás trocou poucos passes e apostou em ataques rápidos contra o Vozão. O time teve suas melhores chances com Barcia e Michael construindo e finalizando as jogadas em velocidade.
- O Ceará tentou construir ataques com mais passes, mas não conseguiu envolver seu centro-avante nas jogadas. Ricardo Bueno não encontrou espaço no primeiro tempo e apenas finalizou de longo. Roger (substituto de Ricardo Bueno) também não produziu muito.
Fortaleza 0 x 1 São Paulo:
- A principal arma do Fortaleza contra o SPFC foi Marcinho, que partiu em velocidade pelo lado direito. O Fortaleza teve bastante chances de gol, principalmente no primeiro tempo. No entanto, o time ainda sente falta de um meia armador que possa organizar o meio.
- O São Paulo FC melhorou muito no jogo contra o Fortaleza após a entrada de Hernanes. Mesmo jogando apenas um tempo, o profeta foi quem mais finalizou no time. Destaque também para Hudson que, atuando como volante e lateral, deu 3 passes para finalização.
Avaí 0 x 0 CSA:
- O Avaí atacou bastante o CSA, mas não teve sucesso no ataque. O time teve poucas chances dentro da área, e a maioria das finalizações foram de longe. João Paulo foi o homem de frente mais acionado.
- O CSA ficou muito retraído contra o Avaí e tentou jogar no contra ataque, porém não teve grandes oportunidades. O time de Alagoas tem conseguido segurar empates, mas precisa começar a produzir mais ofensivamente se planeja ficar na Série A.
Athletico PR 1 x 0 Bahia:
- Elogiar o Athletico Paranaense de Tiago Nunes já está ficando repetitivo, e o time fez novamente uma boa partida contra o Bahia. Nesse jogo Nikão chamou bastante atenção, jogando cada vez mais avançado e sendo muito produtivo. Renan Lodi e Bruno Guimarães também vem se destacando.
- O Bahia teve um padrão inusitado contra o CAP. O time se posicionou e trocou mais passes na direita, mas a maioria dos chutes de perigo aconteceu na esquerda com Fernandão. O time fez uma boa partida, mas não o suficiente para superar o Furacão.
Fundador do Algolritmo. Estudei Ciências da Computação e fiz mestrado em Analytics. Meu objetivo é apresentar uma nova forma de consumir futebol no Brasil: através da análise de dados! Meu tópico de maior interesse é comunicar ideias complexas de forma simples através de data visualization.
Me formei em Ciência da Computação e Administração na University of Southern California, em Los Angeles, também com mestrado em Analytics na mesma instituição. Já fiz estágios de Data Science em empresas como Facebook, Itaú e Looqbox.