A 5a rodada do Brasileirão 2019 se encerrou e o Algolritmo traz para você os principais destaques e dados sobre os jogos da rodada. Caso você queira uma explicação mais detalhada sobre os gráficos usados, por favor veja esse texto aqui. Vamos aos jogos!
Internacional 2 x 0 CSA
- O Inter foi eficiente e venceu o CSA. Destaque para Iago, que foi o principal criador de chances do colorado. Além disso, Nonato e Edenílson foram muito bem, preenchendo o meio campo e aparecendo no ataque. O goleiro Marcelo Lomba foi muito seguro quando exigido.
- Apesar da derrota, o CSA teve algumas boas oportunidades contra o Inter. O time alagoano criou suas principais chances pelo lado esquerdo, com Carlinhos e Matheus Sávio. A defesa deu pouco espaço para os atacantes do inter, e Jordi fez boas defesas.
- Gols Esperados (xG):
- Internacional = 1.06
- CSA = 0.64
Atlético MG 2 x 1 Flamengo
- O Atlético MG não conseguiu finalizar e passar muito contra o Flamengo, especialmente após a expulsão de Elias. Mesmo assim, o time conseguiu a vitória. Cazares, recuperado de lesão, fez ótima partida e finalizou bastante. O equatoriano deve ajudar muito o Galo.
- O Flamengo teve muitas finalizações no jogo. O resultado não foi bom, mas o esquema ofensivo com Bruno Henrique (o melhor do time) na esquerda e Éverton Ribeiro na direita funcionou bem. Bons resultados devem vir se o clube mantiver esse estilo de jogo e calma.
- Gols Esperados (xG):
- Atlético MG = 0.72
- Flamengo = 1.98
Palmeiras 4 x 0 Santos
- O Palmeiras venceu o clássico e mostra cada vez mais que tem seu estilo de jogo definido. O equipe alviverde é direta, é o time que precisou de menos passes para finalizar (11.6 passes/finalização). Dudu é um pilar desse modelo e teve ótima atuação.
- O esquema do Santos contra o Palmeiras não funcionou. Sampaoli conseguiu povoar o meio campo e ter a bola, mas seus principais construtores (como Pituca e Jean Lucas) não tiveram espaços. Lucas Veríssimo, zagueiro que atuou na direita, foi quem mais teve a bola, porém com pouco eficiência.
- Gols Esperados (xG):
- Palmeiras = 1.63
- Santos = 0.57
São Paulo 0 x 0 Bahia
- O São Paulo pouco produziu e empatou com o Bahia. O lado direito do SPFC, geralmente o mais criativo com Antony, produziu pouco no jogo. A maioria das jogadas ocorreu pela esquerda, com Toró finalizando. Poucas finalizações dentro da área e de perigo para um time mandante.
- O Bahia finalizou mais pelo lado esquerdo contra o SPFC. O time apostou em contra ataques puxados por Artur Victor, Elber e Elton para tentar fazer o gol, mas pecou nas finalizações. Elton fez partida interessante com 3 passes para chute.
- Gols Esperados (xG):
- São Paulo = 0.4
- Bahia = 0.65
Fluminense 4 x 1 Cruzeiro
- O Fluminense teve ótima atuação contra o Cruzeiro. A equipe de Fernando Diniz é uma máquina de criar chances, e foi o time que mais finalizou na rodada (22 vezes). A equipe está criando um repertório interessante, e tem diferentes jogadores criando e finalizando.
- O Cruzeiro teve um desempenho preocupante contra o tricolor. A equipe mineira foi a que menos finalizou na rodada, apenas 4 vezes (Fred não conseguiu finalizar). O time não superou a pressão do Fluminense e apenas conseguiu trocar passes em seu campo de defesa.
- Gols Esperados (xG):
- Fluminense = 1.89
- Cruzeiro = 0.3
Chapecoense 1 x 3 Fortaleza
- A Chapecoense chutou muito contra o Fortaleza, mas acertou pouco o gol. Rildo foi o principal nome da equipe, e apareceu bastante pelo meio. O sistema defensivo teve trabalho com os pontas do Fortaleza: Edinho e Marcinho (potencial dupla sertaneja).
- O Fortaleza teve todas suas finalizações de zonas centrais, onde a probabilidade de gol é maior, contra a Chape. Edinho e Marcinho foram os motores da equipe: levavam a bola pelos lados, criaram chances de gol e também apareceram para finalizar.
- Gols Esperados (xG):
- Chapecoense = 1.05
- Fortaleza = 1.14
Goiás 1 x 0 Botafogo
- O Goiás venceu o Fogão e já mostra um estilo de jogo bem eficiente: poucos passes, rápidez e muitas finalizações. O jovem Michael é essencial no esquema, com velocidade e dribles. O time deve ficar na Série A se mantiver o padrão de jogo e peças chave.
- O Botafogo teve dificuldades contra o Goiás. Apesar de trocar muitos passes o time carioca não conseguiu criar grandes chances. Os homens de ataque tiveram pouco espaço, e Bochecha tentou aparecer na área como elemento surpresa, sem sucesso.
- Gols Esperados (xG):
- Goiás = 1.48
- Botafogo = 0.48
Athletico PR 0 x 2 Corinthians
- Os reservas do Athletico Paranaense perderam para o Corinthians, mas o time manteve o padrão tático e mostrou boas opções no elenco (como os experientes M Cirino e M Azevedo). Os reservas criaram bastante chances, mas não tiveram a mesma eficiência dos titulares.
- O Corinthians conquistou pontos importantes contra o Athletico. O time teve poucas chances, mas muita eficiência, aproveitando as chances criadas. A defesa, no entanto, teve dificuldades em segurar os ataques do CAP e dependeu de Cássio para sair com a vitória.
- Gols Esperados (xG):
- Athletico PR = 1.19
- Corinthians = 0.49
Ceará 2 x 0 Grêmio
- O Ceará, jogando em casa, teve pouco volume de jogo contra o Grêmio e apostou em contra ataques. Quando atacou, o Vozão explorou principalmente as peças pela lado direito do campo, especialmente Thiago Galhardo, Samuel Xavier e Leandro Carvalho.
- O Grêmio teve chances contra o Ceará, mas o desempenho ofensivo ainda pode melhorar. Andre recuou para ajudar no meio, mas o passe não é sua principal qualidade. Talvez seja hora de usar outro esquema, sem um homem de referência e com mais mobilidade.
- Gols Esperados (xG):
- Ceará = 0.26
- Grêmio = 1.38
Vasco 1 x 1 Avaí
- O Vasco empatou com o Avaí e já foi possível ver algumas ideias de jogo que Luxa tentará implementar. Nesse jogo, por exemplo, Andrey muitas vezes recuou para ajudar na saída de bola, liberando os laterais Pikachu e Henrique para ajudar no meio e ataque.
- O Avaí foi o visitante que mais finalizou na rodada (18 vezes). O time chutou mais, porém muitas finalizações foram de longe e sem perigo, é preciso escolher melhor. O time teve movimentação interessante na esquerda com João Paulo, Igor e Gegê.
- Gols Esperados (xG):
- Vasco = 0.89
- Avaí = 0.7
Fundador do Algolritmo. Estudei Ciências da Computação e fiz mestrado em Analytics. Meu objetivo é apresentar uma nova forma de consumir futebol no Brasil: através da análise de dados! Meu tópico de maior interesse é comunicar ideias complexas de forma simples através de data visualization.
Me formei em Ciência da Computação e Administração na University of Southern California, em Los Angeles, também com mestrado em Analytics na mesma instituição. Já fiz estágios de Data Science em empresas como Facebook, Itaú e Looqbox.