A rodada 12 do Brasileirão acabou e trazemos para você alguns dos maiores destaques dessa rodada. Caso você queira uma explicação mais detalhada sobre os gráficos usados, por favor veja esse texto aqui. Vamos aos jogos!
Fluminense 1 x 2 São Paulo
- O Fluminense segue com seu estilo de jogo de muita posse de bola e buscando pressionar o adversário. No entanto, o time não aproveita as chances e peca por falta de intensidade defensiva. Se o time deseja jogar dessa maneira é preciso sufocar o adversário para não dar espaços.
- Reinaldo foi o herói da partida, mas o São Paulo concentrou novamente seu jogo pelo lado direito com Antony, Igor Vinícius e Tchê Tchê. O time conseguiu um ótimo resultado, mas teve alguns problemas defensivos. Dani Alves, A bombástica contratação tricolor deve ajudar e muito.
- Gols Esperados:
- Fluminense = 1.95
- São Paulo = 0.5
Internacional 1 x 0 Ceará
- O Internacional usou os reservas e criou suas principais chances na esquerda. Wellington Silva jogou por aquele setor e fez boa partida, mostrando que pode ser boa opção para o restante da temporada. Foi também uma boa oportunidade para jovens como Sarrafiore, Bruno Fuchs e Nonato.
- O Ceará teve dificuldades de finalizar contra o Inter e acabou derrotado. O time tem sentido falta da intensidade de Thiago Galhardo. Antes da parada da Copa América, o meia atacante era mais participativo e era a principal arma do time no ataque.
- Gols Esperados:
- Internacional = 1.56
- Ceará = 0.56
Chapecoense 0 x 0 Bahia
- A Chapecoense teve apenas finalizações em zonas de baixa probabilidade de gol. Muitos chutes de longe, maior prova disso é que o principal finalizador foi o volante Márcio Araújo. Camilo e Everaldo jogaram próximos, mas não encontraram espaços dentro da área para chutar.
- No Bahia, Lucca e Moisés deram trabalho pelo lado esquerdo com 9 finalizações somadas. Outro destaque importante é Gregore; a equipe do Bahia é muito sólida defensivamente quando o volante está em campo.
- Gols Esperados
- Chapecoense = 0.39
- Bahia = 0.9
Palmeiras 1 x 1 Vasco
- O Palmeiras teve Gustavo Scarpa como o centralizador das ações contra o Vasco. O meia recebeu passe de todos os jogadores da linha de defesa e meio e foi quem mais criou oportunidades (3 passes para finalização). A maioria das finalizações ocorreu no lado direito com Hyoran.
- O Vasco abriu o placar cedo, mas após isso não teve o controle da bola e finalizou pouco. Richard foi quem mais distribuiu o jogo, e passou para os laterais. Quando tentou armar as jogadas, o Vasco apenas passou nas laterais do campo e longe do gol adversário.
- Gols Esperados
- Palmeiras = 1.27
- Vasco = 0.43
Flamengo 3 x 2 Botafogo
- O Flamengo conseguiu diversas finalizações de dentro da área e ofereceu muito perigo ao Botafogo. Com seus principais meias machucados, os jogadores que mais deram passes para finalização volantes e laterais (Arão, Cuéllar e Rafinha). B Henrique foi o principal finalizador.
- O Botafogo teve um padrão de finalizações inusitadas contra o Flamengo. Foram 2 tipos de chute: Os muito próximos da pequena área e os muito distantes de grande área. O time jogou bem recuado em momentos da partida e acabou sofrendo muitas finalizações.
- Gols Esperados
- Flamengo = 1.97
- Botafogo = 0.96
Cruzeiro 0 x 2 Athletico PR
- O Cruzeiro foi o time que menos finalizou na rodada. Mesmo com o time reserva, chutar 4 vezes durante um jogo em casa é bem preocupante. A raposa abandonou o Brasileirão mas é preciso somar mais pontos para poder ficar tranquilo.
- O Athletico fez bom jogo fora de casa e teve Bruno Guimarães como protagonista. Foram 5 chutes e 4 passes para finalização do meia. O Athletico conseguiu trocar muitos passes e transformar a posse de bola em finalizações (foi o time que mais chutou na rodada).
- Gols Esperados
- Cruzeiro = 0.12
- Athletico PR = 1.23
Santos 3 x 1 Avaí
- O Santos venceu o jogo contra Avaí com muito volume pelo lado esquerdo, principalmente com Soteldo e Felipe Jonatan aparecendo pelo setor e finalizando bastante. O time teve bastante mobilidade com Sasha atuando centralizado e Derlis González aberto na direita.
- O Avai tentou fazer um jogo mais direto contra o Santos. Lourenço, que atuou como centroavante, recebeu frequentes lançamentos de Lucas Frigeri, Betão e Léo Morais. O time tomou um gol rápido, buscou o empate e tentou segurar o resultado. No entanto atraiu o bom ataque Santista.
- Gols Esperados
- Santos = 1.5
- Avaí = 0.6
Goiás 0 x 0 Atlético MG
- No Goiás, a instrução parece ter sido para assim que possível finalizar. O time arriscou muito chutes de longe, e exigiu pouco do goleiro Cleiton. Foram 16 chutes sendo que apenas 2 foram no alvo.
- O Atlético teve muitos jogadores pelo meio, e que trocaram passes frequentemente com os laterais Fábio Santos e Patric. O Galo criou a maior parte de suas chances pela esquerda e conseguiu chances interessantes dentro da área que não conseguiu aproveitar.
- Gols Esperados
- Goiás = 0.66
- Atlético MG = 1.07
Fortaleza 1 x 3 Corinthians
- O Fortaleza atacou com muitos jogadores mas acabou cedendo espaços de mais para ataques corinthianos. Juninho é literalmente a peça central do time, ele distribui o jogo e a maioria das jogadas passa pelo camisa 55.
- O Corinthians jogou com um time misto e criou mais pelo lado esquerdo, com Everaldo e Matheus Vital (e Clayson no 2oT). Pedrinho fez boa partida, jogando na direita e se movimentando para o meio. Boselli conseguiu 4 finalizações e fez uma de suas melhores partidas pelo Corinthians.
- Gols Esperados:
- Fortaleza = 0.7
- Corinthians = 1.67
CSA 0 x 0 Grêmio
- J Gómez foi o principal nome do CSA: O argentino foi o jogador que mais chutou e mais deu passes para finalização. Em geral, o time busca muito R Bueno, que joga como referência no ataque. É preciso envolver mais o Maranhão e aproveitá-lo como um segundo atacante.
- O Grêmio concentrou seu jogo na esquerda, com Pepê, Luan e Tardelli próximos. O time poderia ter explorado melhor as beiradas do campo, coisa que Everton Cebolinha (no banco boa parte do jogo) sabe fazer. O tricolor claramente está priorizando outros campeonatos.
- Gols Esperados:
- CSA = 0.58
- Grêmio = 0.81
Observações:
- Para gols esperados foram desconsiderados pênaltis e gols contra
Fundador do Algolritmo. Estudei Ciências da Computação e fiz mestrado em Analytics. Meu objetivo é apresentar uma nova forma de consumir futebol no Brasil: através da análise de dados! Meu tópico de maior interesse é comunicar ideias complexas de forma simples através de data visualization.
Me formei em Ciência da Computação e Administração na University of Southern California, em Los Angeles, também com mestrado em Analytics na mesma instituição. Já fiz estágios de Data Science em empresas como Facebook, Itaú e Looqbox.