A rodada 19 do Brasileirão acabou e trazemos para você alguns dos maiores destaques dessa rodada. Caso você queira uma explicação mais detalhada sobre os gráficos usados, por favor veja esse texto aqui. Vamos aos jogos!
Atlético MG 1 x 3 Internacional
- O Atlético MG fez praticamente todas suas finalizações pelo lado esquerdo, principalmente com Bruninho. O jovem meia atleticano deu 8 chutes e foi o jogador que mais finalizou na rodada. Di Santo entrou no segundo tempo e foi mais participativo que Ricardo Oliveira no ataque.
- O Internacional conquistou um ótimo resultado com o time reserva fora de casa. O time trocou mais passes pelo lado direito, com a combinação Heitor – Pottker muito frequente. Parede participou do jogo tanto armando quanto finalizando.
- Gols Esperados:
- Atlético MG = 1.89
- Internacional = 0.82
Fluminense 1 x 0 Corinthians
- O Fluminense tem tido menos volume ofensivo com Osvaldo de Oliveira como treinador. Contra o Corinthians apenas 2 chutes foram no alvo. O time atuou com Nenê bem adiantado na direita e Yony na esquerda, dois “pontas” com estilos muito diferentes.
- O Corinthians procurou atacar mais pelo lado esquerdo, diferente de outros jogos nos quais o lado direito foi preferido. O jovem Janderson, aberto pela esquerda, fez boa partida e mostrou ser opção interessante. Jr Urso acabou sendo um volante mais defensivo nesse jogo.
- Gols Esperados:
- Fluminense = 0.76
- Corinthians = 1.02
Ceará 0 x 0 Botafogo
- O Ceará bombardeou o Botafogo com 25 finalizações e deu pouquíssimos espaços para o adversário carioca, que conseguiu apenas 3 chutes. O Ceará esteve presente no campo de ataque boa parte do jogo, mas não converteu as oportunidades em gols. Muitas finalizações bloqueadas.
- O Botafogo passou praticamente o jogo inteiro se defendendo de ataques do Ceará. Jogar fechado é uma estratégia válida e adotada por muitos times fora de casa, no entanto é preciso conter o número de finalizações do adversário. No final, o Fogão trouxe um ponto para casa.
- Gols Esperados:
- Ceará = 2.23
- Botafogo = 0.11
São Paulo 1 x 1 CSA
- O São Paulo foi o time que mais finalizou na rodada porém apenas 5 dos chutes foram no gols. O tricolor não tem conseguido explorar as pontas do campo e insiste em atacar pelo meio. Reinaldo vem sendo o “elemento surpresa” mais eficiente do time.
- A proposta do CSA para o jogo era não ser derrotado no Morumbi e o time quase saiu com uma vitória. O time alagoano não finalizou muito, mas conseguiu ter algumas chances em zonas perigosas, de dentro da área. Euller foi quem mais criou e substituiu bem J Gómez.
- Gols Esperados:
- São Paulo = 1.73
- CSA = 0.61
Flamengo 1 x 0 Santos
- O Flamengo conquistou vitória importante contra o vice-líder. O time não conseguiu criar tantas chances como em outros jogos, mas também não cedeu espaços ao Santos. É interessante ver que Arrascaeta esteve mais aberto na esquerda enquanto BH apareceu muitas vezes centralizado.
- Jorge Sampaoli escalou o Santos Jorge jogando mais adiantado e centralizado (como um segundo volante) mas a estratégia não deu certo. O camisa 3, que geralmente é uma das principais armas ofensivas do time não encontrou espaços e pouco participou do jogo.
- Gols Esperados:
- Flamengo = 0.54
- Santos = 0.46
Bahia 1 x 1 Fortaleza
- O Bahia não teve o mesmo volume de ofensivo de outros jogos e apenas empatou com o Fortaleza. O time teve a bola principalmente na defesa. No ataque, Artur Victor foi um imã de passes pelo lado direito e foi o jogador que mais finalizou no time.
- O Fortaleza teve dificuldades para criar contra o Bahia, e teve quase todas suas finalizações de longe. O time marcou o gol na única finalização que consegui dentro da área. Sem Juninho (emprestado pelo Bahia), Felipe foi quem organizou a saída de bola do Leão.
- Gols Esperados:
- Bahia = 0.32
- Fortaleza = 0.26
Chapecoense 1 x 2 Vasco
- A Chapecoense jogou com 3 zagueiros e os laterais fizeram parte da linha de meio campo. Eduardo, o lateral direito, jogou bem avançado e foi um dos jogadores que mais deu passe para finalização na rodada (5 vezes). Augusto César, também na direita, foi bem participativo.
- O Vasco atacou com mais intensidade pelo lado esquerdo, onde D Barcelos, T Magno e Marcos Júnior jogaram. Ribamar foi o centroavante titular do time e encontrou espaços, conseguindo finalizar 5 vezes (fazendo 1 gol).
- Gols Esperados:
- Chapecoense = 0.84
- Vasco = 1.47
Palmeiras 1 x 0 Cruzeiro
- Com Mano Menezes, o Palmeiras tem sido um pouco menos “direto”. Os volantes Bruno Henrique e Felipe Melo, tem participado mais da construção das jogadas e trocado mais passes. O time alviverde atacou mais pela direita, onde Dudu e Scarpa estiveram presentes.
- O Cruzeiro esteve a maior parte do jogo no campo de defesa e pouco conseguiu criar (7 finalizações com 2 no alvo). A estratégia de Ceni foi ter Henrique mais recuado, para liberar Ederson, Orejuela e R Santos para atacar, no entanto o plano não funcionou.
- Gols Esperados:
- Palmeiras = 0.6
- Cruzeiro = 0.5
Grêmio 3 x 0 Goiás
- O Grêmio mostrou que tem um time titular forte e que consegue ter um alto volume ofensivo, especialmente quando o quarteto M Henrique, J Pyerre, Alisson e Éverton está em campo. Nesse jogo o time encontrou mais espaços no lado esquerdo, com Alisson e J Pyerre.
- O Goiás mais uma vez teve suas melhores chances com Rafael Vaz de cabeça em bolas parada, porém não foi suficiente para derrotar o Grêmio. O time jogou com 2 centroavantes (Rafael Moura e Kayke), mas nenhum dos dois conseguiu uma finalização sequer.
- Gols Esperados:
- Grêmio = 1.2
- Goiás = 0.59
Athletico PR 1 x 1 Avaí:
- Infelizmente o jogo não foi televisionado, e por isso a Instat não conseguiu coletar dados sobre a partida. Em casos como essa não será possível fazer a análise.
Fundador do Algolritmo. Estudei Ciências da Computação e fiz mestrado em Analytics. Meu objetivo é apresentar uma nova forma de consumir futebol no Brasil: através da análise de dados! Meu tópico de maior interesse é comunicar ideias complexas de forma simples através de data visualization.
Me formei em Ciência da Computação e Administração na University of Southern California, em Los Angeles, também com mestrado em Analytics na mesma instituição. Já fiz estágios de Data Science em empresas como Facebook, Itaú e Looqbox.