A rodada 24 terminou e trazemos para você alguns dos maiores destaques dessa rodada. Caso você queira uma explicação mais detalhada sobre os gráficos usados, por favor veja esse texto aqui. Vamos aos jogos!
Botafogo 3 x 1 Goiás
- Após uma sequência de resultados ruins (e um treinador demitido) o Botafogo conseguiu importante vitória. O time teve bom desempenho ofensivamente, com muitas chances de qualidade dentro da área. Bochecha e João Paulo fizeram boa partida.
- O Goiás trocou muitos passes no jogo contra o Botafogo, e equipe tem jogado “em função” do atacante Michael, que é um dos destaques desse Brasileirão. O time finalizou muito, mas a maioria das chances foram de longe ou com pouco ângulo.
- Gols Esperados:
- Botafogo = 1.45
- Goiás = 0.89
CSA 1 x 0 Internacional
- O CSA saiu da zona do rebaixamento com a vitória sobre o Internacional. A equipe alagoana optou por um jogo mais direto, apostando na velocidade de Apodi e lançamentos para Alecsandro. O veloz camisa 20 foi o principal nome do time em termos ofensivos.
- O Internacional teve mais a bola, mas de uma forma geral não conseguiu criar muitas chances de qualidade, com muitos chutes de fora da área. Nonato atuou mais avançado, formando um triângulo com Neílton e Uendel pela esquerdo. O jogo culminou na saída de Odair Hellman
- Gols Esperados:
- CSA = 0.67
- Internacional = 0.77
Cruzeiro 0 x 0 Fluminense
- O maior mérito do Cruzeiro na partida contra o Fluminense foi reduzir a quantidade de chances cedidas ao adversário. No ataque, a equipe teve os laterais participando do jogo no meio campo e bolas lançadas para os 2 centroavantes (Fred e Sassá).
- O Fluminense esteve mais recuado no jogo e não conseguiu boas finalizações (nenhum dos 8 chutes foi no alvo). A maioria dos chutes do time foi pelo lado esquerdo, onde Yony González esteve presente.
- Gols Esperados:
- Cruzeiro = 0.87
- Fluminense = 0.33
Bahia 0 x 0 São Paulo
- O Bahia tem uma clara preferência em atacar pelo lado direito, e no jogo contra o SPFC não foi diferente. Artur Victor e N Paraíba foram dois dos jogadores mais participativos do time. O time não conseguiu finalizar de áreas mais centrais, onde a chance de marcar seria maior.
- O São Paulo, desfalcado de Dani Alves e Antony (que jogam pela direita), explorou mais o lado esquerdo com Pato e Reinaldo nessa partida. Pablo se lesionou ainda no primeiro tempo e o time perdeu profundidade.
- Gols Esperados:
- Bahia = 0.7
- São Paulo = 0.33
Fortaleza 2 x 0 Chapecoense
- Em muitos jogos, o Fortaleza troca mais passes entre os jogadores de defesa e busca definir as jogadas rapidamente com os jogadores de ataque. Juninho e Felipe são os principais responsáveis por distribuir o jogo e iniciar os ataques. A estratégia funcionou contra a Chape.
- O desempenho da Chapecoense continua preocupante e o time segue como lanterna do Brasileirão. Contra o Fortaleza, a ideia foi tentar controlar o meio campo e deixar Camilo + Everaldo no ataque para tentar finalizar as jogadas.
- Gols Esperados:
- Fortaleza = 0.58
- Chapecoense = 0.46
Grêmio 2 x 1 Ceará
- No Grêmio, Luan comandou o ataque e foi o principal finalizador do time, seguido dos zagueiros Geromel e Braz. Na ausência de Matheus Henrique, Maicon foi o organizador do meio campo. O time tem usado titulares nas últimas partidas do BR19, mas nesse jogo não finalizou muito.
- O Ceará vive momento complicado no campeonato e está na zona de rebaixamento. Juninho Quixadá entrou no segundo tempo e conseguiu ser mais participativo que Felippe Cardoso, dando 3 passes para finalização.
- Gols Esperados:
- Grêmio = 0.74
- Ceará = 0.96
Santos 2 x 0 Palmeiras
- O Santos fez sua melhor partida no segundo turno e venceu o clássico contra o Palmeiras. A equipe Santista atacou principalmente pelo lado direito, com Marinho muito aberto e acionado frequentemente. O Santos dominou o meio campo com Pituca, Mota e Sánchez
- O Palmeiras não conseguiu criar contra o Santos e foi derrotado no clássico. O time alviverde teve seus volantes neutralizados e tentou atacar com passes longos de seus laterais (lembrando um padrão utilizado por Felipão)
- Gols Esperados:
- Santos = 1.17
- Palmeiras = 0.28
Avaí 0 x 0 Vasco da Gama
- O Avaí não conseguiu se impor em casa, e produziu muito pouco contra o Vasco. Os jogadores de ataque não conseguiram ser efetivos, e quem mais participou de jogadas ofensivas foi um lateral (Igor Fernandes) e um volante (Richard Franco)
- O Vasco teve muitas finalizações e poderia ter saído com a vitória. O time apostou em lançamentos longos de D Barcelos e F Miguel para o pivô Ribamar. O centroavante, ao receber os passes frequentemente buscava envolver os outros atacantes, Rossi e T Magno, nas jogadas.
- Gols Esperados:
- Avaí = 0.31
- Vasco = 1.51
Flamengo 3 x 1 Atlético MG
- O time do Flamengo teve uma “geometria” muito interessante contra o Galo. Renê, Gerson, Arão e Rafinha formaram uma linha de meio campo sólida e que controlou o jogo. Os meias e atacantes tiveram liberdade se posicionar próximos à area. É o ataque mais intenso do país
- O Atlético jogou com 3 zagueiros novamente, buscando restringir os espaços do Flamengo, porém a estratégia não funcionou. A equipe mineira foi sufocada, sofreu diversas finalizações e pouco conseguiu criar (apenas 4 finalizações)
- Gols Esperados:
- Flamengo = 2.19
- Atlético MG = 0.96
Corinthians 2 x 2 Athletico PR
- O Corinthians manteve um padrão parecido das últimas partidas: construiu pelos lados do campo, utilizando os laterais. Nesse jogo, Clayson e Love estiveram menos abertos e buscaram “afunilar” mais as jogadas. As principais chances do time foram criadas em bolas paradas.
- O Athletico PR aproveitou o “vácuo” do meio campo Corinthiano e dominou a zona central do campo com Wellington, Léo Cittadini e Erick. O furacão criou chances melhores do que o adversário, finalizando diversas vezes perto da pequena área
- Gols Esperados:
- Corinthians = 1.37
- Athletico PR = 2.64
Fundador do Algolritmo. Estudei Ciências da Computação e fiz mestrado em Analytics. Meu objetivo é apresentar uma nova forma de consumir futebol no Brasil: através da análise de dados! Meu tópico de maior interesse é comunicar ideias complexas de forma simples através de data visualization.
Me formei em Ciência da Computação e Administração na University of Southern California, em Los Angeles, também com mestrado em Analytics na mesma instituição. Já fiz estágios de Data Science em empresas como Facebook, Itaú e Looqbox.