A rodada 28 terminou e trazemos para você alguns dos maiores destaques dessa rodada. Caso você queira uma explicação mais detalhada sobre os gráficos usados, por favor veja esse texto aqui. Vamos aos jogos!
Ceará 1 x 1 Vasco
- Uma forte marca do Ceará nesse campeonato Brasileiro é a insistência. O time é um dos que mais finaliza no campeonato, principalmente após sair atrás no placar. Felipe Silva foi o meia armador do time, e foi quem mais criou oportunidades (com chutes e passes para finalização).
- O Vasco saiu a frente no placar, mas não criou muitas oportunidades ao após isso. O time carioca esteve mais presente em seu campo de defesa, e quando teve a bola buscou longos lançamentos para Ribamar. Rossi foi o principal finalizador do time (e autor do gol)
- Gols Esperados:
- Ceará = 0.87
- Vasco = 0.51
Corinthians 0 x 0 Santos
- Corinthians mais uma vez apresentou seu padrão de atacar com “trios” pelos lados (Pedrinho, Michel Macedo e Jr Urso na direita; Love, Vital e Avelar na esquerda). O modelo de jogo está bem consolidado, mas tem sido pouco eficiente e não traz os resultados necessários para um clube que busca ficar no G4.
- O Santos parece ter entrado na onde do atacante Marinho e arriscou vários “mísseis aleatórios” de longe (principalmente pela direita). São finalizações improváveis e muito pouco produtivas mas que ocasionalmente se tornam golaços (não foi o caso no clássico).
- Gols Esperados:
- Corinthians = 0.67
- Santos = 0.79
Cruzeiro 1 x 1 Fortaleza
- Thiago Neves novamente foi o jogador que mais finalizou na equipe do Cruzeiro. O camisa 10 teve posicionamento médio próximo da área. Além disso, David também teve finalizações pelo lado esquerdo, mas com baixo aproveitamento.
- O Fortaleza é um time que preza por qualidade ao invés de quantidade (em termos de finalizações). O time teve apenas 6 chutes, mas 3 deles foram muito próximos ao gol adversário.
- Gols Esperados:
- Cruzeiro = 1.47
- Fortaleza = 1.74
Bahia 2 x 3 Internacional
- Na estreia de Zé Ricardo, o Inter teve Neílton jogando por dentro, teoricamente atrás do centroavante. Na prática, Guerrero recuou para receber passes no meio campo e Neílton esteve mais adiantado. O camisa 9 peruano teve ótima atuação e foi muito participativo.
- O Bahia criou menos do que o adversário e sofreu nova derrota em casa. Gilberto não conseguiu ser muito participativo (foi substituído por Fernandão) e Artur Victor novamente foi o principal nome do ataque tricolor
- Gols Esperados:
- Bahia = 0.75
- Internacional = 1.14
Fluminense 1 x 1 Chapecoense
- O Fluminense foi o time que mais finalizou na rodada (26 vezes) e conseguiu criar muitas chances dentro da área (mais pelo lado esquerdo). Nesse campeonato, o time tem conseguido criar muitas chances de gol, mas tem pecado no aproveitamento das finalizações.
- Everaldo foi (mais uma vez) o nome do ataque da Chapecoense. O camisa 77 apareceu mais na esquerda, e foi naquele setor que a Chape criou mais chances.
- Gols Esperados:
- Fluminense = 3.01
- Chapecoense = 0.86
Grêmio 3 x 0 Botafogo
- O Grêmio fez ótima partida e venceu o Botafogo sem sustos. Maicon foi um dos destaques do time, com 3 chutes e 2 passes para finalizações. Éverton também fez boa partida, foi um dos principais finalizadores da rodada (8 finalizações).
- O Botafogo teve dificuldades de criar chances com bola rolando contra o Grêmio, e suas principais oportunidades aconteceram em bola parada. O time tem atacado mais pelo lado direito, com Marcinho apoiando frequentemente.
- Gols Esperados:
- Grêmio = 2.71
- Botafogo = 0.73
São Paulo 2 x 0 Atlético MG
- O São Paulo teve dois jogadores jovens como principais criadores de oportunidades contra o Atlético: Igor Gomes e Antony. O time geralmente ataca mais pelo lado direito, mas Reinaldo também foi muito participativo no lado esquerdo. Pato teve 4 finalizações, mas perdeu chance clara de gol
- O Atlético MG praticamente não conseguiu criar chances contra o São Paulo. O time teve Otero muito avançado, mas o camisa 80 não foi efetivo nessa partida
- Gols Esperados:
- São Paulo = 1.61
- Atlético MG = 0.87
Avaí 1 x 2 Palmeiras
- O Avaí teve pouco a bola contra o Palmeiras. Nos poucos momentos em que teve a bola, o time trocou mais passes pelo lado direito, com Jonathan, Richard Franco e Léo Morais.
- Nesse partida, o Palmeiras teve mais a bola e trocou mais passes do que o adversário. Bruno Henrique foi o principal articulador no maio campo, mas o time também utilizou os laterais (Diogo Barbosa e Jean) para as transições ofensivas. Deyverson esteve na mesma linha de Lucas Lima, ajudando no meio campo.
- Gols Esperados:
- Avaí = 0.57
- Palmeiras = 1.03
Flamengo 1 x 0 CSA
- Nesse jogo, o Flamengo teve Felipe Luís mostrando sua qualidade como “lateral construtor”. A maioria das jogadas do Flamengo aconteceu pelo lado direito, com o camis 16 muito envolvido em trocas de passes. Na frente, Gabigol finalizou 8 vezes.
- O CSA não criou um grande volume de chances, mas conseguiu incomodar o líder Flamengo, exigindo defesas de Diego Alves. Quando teve a bola, o CSA trocou mais passes pelas lados.
- Gols Esperados:
- Flamengo = 1.8
- CSA = 0.47
Athletico PR 4 x 1 Goiás
- Infelizmente esse jogo não foi transmitido na televisão, e por isso a Instat não conseguiu coletar os dados. Em casos como esse, não é possível gerar os gráficos
Fundador do Algolritmo. Estudei Ciências da Computação e fiz mestrado em Analytics. Meu objetivo é apresentar uma nova forma de consumir futebol no Brasil: através da análise de dados! Meu tópico de maior interesse é comunicar ideias complexas de forma simples através de data visualization.
Me formei em Ciência da Computação e Administração na University of Southern California, em Los Angeles, também com mestrado em Analytics na mesma instituição. Já fiz estágios de Data Science em empresas como Facebook, Itaú e Looqbox.